Estudo da Kaspersky indica que 78% das empresas sofreram incidentes de cibersegurança em 2023

3 meses atrás 61

O estudo da Kaspersky acrescenta que estas organizações enfrentaram vários tipos de ciberincidentes, nos quais se incluem a diminuição da confiança dos clientes (39%), fugas de dados confidenciais (32%) e perdas financeiras (31%).

Um estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, “Managing geographically distributed businesses: challenges and solutions”, indica que mais de três quartos (78%) das empresas europeias geo-distribuídas, que utilizam métodos de desenvolvimento de containers (tecnologias que permitem empacotar e isolar aplicações com todos os arquivos necessários para executá-las), sofreram incidentes de cibersegurança nos últimos 12 meses.

O estudo acrescenta que estas organizações enfrentaram vários tipos de ciberincidentes, nos quais se incluem a diminuição da confiança dos clientes (39%), fugas de dados confidenciais (32%) e perdas financeiras (31%).

“A grande maioria (89%) das empresas com uma estrutura com múltiplas filiais que participaram no estudo tinha equipas internas de desenvolvimento de Tecnologias de Informação (TI), 75% das quais utilizavam um método de desenvolvimento de containers“, referiu o estudo.

É indicado também que entre as principais razões para os ataques estiveram a deteção tardia de malware em containers (31%), os erros nas configurações (24%) e as falhas no processo de segurança em tempo de execução (22%).

“Os incidentes de cibersegurança relacionados com containers e Kubernetes apresentam desafios significativos para as empresas com distribuição geográfica. As conclusões do nosso estudo sublinham a importância crítica da implementação de medidas de segurança robustas para proteger contra as divulgações de dados confidenciais e outras ameaças cibernéticas em ambientes de nuvem híbrida e containers. À medida que as organizações continuam a expandir a sua pegada digital, as medidas de segurança proactivas são essenciais para mitigar os riscos e manter a confiança dos clientes”, disse o diretor da linha de produtos de segurança de rede e cloud da Kaspersky, Timofey Titkov.

Ler artigo completo