EUA investigam Microsoft, OpenAI e Nvidia por práticas monopolistas na Inteligência Artificial

3 meses atrás 127

O Departamento de Justiça dos EUA está a investigar a Nvidia para perceber se a fabricante está a violar leis antitrust no que respeita à competitividade e a incorrer em práticas monopolistas. Por sua vez, a Federal Trade Comission (FTC) está a investigar a OpenAI e a Microsoft precisamente sobre o mesmo tema. No caso da Microsoft, está ainda em causa o negócio de compra da Inflection AI, que as autoridades suspeitam ter sido feita para ‘fugir’ a acusações de competição desleal no mercado.

Em janeiro, a FTC já tinha iniciado uma outra investigação neste segmento, desta vez focada na OpenAI, Microsoft, Alphabet, Amazon e Anthropic, analisando a informação de investimentos recentes e parcerias com empresas focadas em Inteligência Artificial generativa e fornecedores de serviços na cloud.

Jonathan Kanter, que lidera a divisão antitrust do Departamento de Justiça, afirmou ao Financial Times que a organização pretende analisar “com urgência” o setor da IA e examinar “pontos de monopólio e o panorama competitivo”.

Citada pelo The Guardian, Rebecca Haw Allensworth, professora na Vanderbilt Law School, afirma que “não há dúvidas de que as agências [governamentais] veem a IA como a próxima fronteira de conduta anticompetitiva por parte de empresas que já são vistas como estando a evitar e suprimir a competição”, realçando que a colaboração entre estas duas autoridades é um sinal da estratégia seguida na Administração Biden.

Ler artigo completo