Exército ucraniano perde mais uma localidade na região de Kharkiv

8 meses atrás 30

Mundo

A Ucrânia não está a ser muito frutífera na sua ofensiva, no entanto, o exército foi acusado pela Rússia de matar 25 civis num ataque a Donetsk. Atenção à violência das imagens.

As tropas de Kiev estão a dar sinais de que podem estar a perder a guerra. Nas últimas horas perderam o controlo de mais uma localidade na região de Kharkiv. Foram ainda acusadas da morte de 25 civis no bombardeamento de um mercado na cidade ocupada de Donetsk.

O Governo russo descreveu o ataque como “ato bárbaro de terrorismo” e alega que foi realizado com armas enviadas pelo Ocidente. Da mesma forma, os russos garantem que o ataque tirou a vida a mais de 20 civis que estavam numa zona comercial nos arredores de Donetsk.

Além da acusação da morte de civis, as tropas ucranianas estão a enfrentar a perda de mais uma aldeia na região oriental de Kharkiv.

O governo de Kiev fala em “fenómeno temporário”. quem está no terreno não tem tantas certezas.

Com as tropas russas cada vez mais perto, a Ucrânia responde com ofensivas cada vez mais longe.

Nas últimas horas reivindicou o ataque com drones deste domingo no mar báltico, que deixou destruído um dos terminais da maior empresa de gás liquefeito da Rússia.

No extremo oriente, é noticia a eventual deslocação de Vladimir Putin à Coreia do Norte.

A informação foi avançada pela televisão do regime que garante que o chefe de estado russo mostrou interesse em visitar o país na sequência do
convite que recebeu nos últimos dias.

A aproximação entre Moscovo e Pyongyang ameaça cada vez mais a resistência ucraniana.

De acordo com o governo de Kiev, a Coreia do Norte é já o maior fornecedor de armas da Rússia.

Ler artigo completo