Faro pelo título passa no São Luís

7 meses atrás 67

Ainda há Hajrys em Faro? Ainda há Hassans e Piticos? Se a resposta for sim, o FC Porto vai sofrer a bom sofrer no São Luís. Afinal, foi com essa gente e esses nomes originais que o Farense construiu uma fortaleza mais do que fiável, ali na primeira metade dos anos 90. 

Jogos duros, quezilentos, numa casa a abarrotar de amor pelos leões de Faro. Um ADN cujo responsável só pode ter sido Paco Fortes, médio raçudo e virtuoso, treinador sanguíneo e competente. 

Os tempos mudaram, os dragões passaram a mandar neste campo de duros e sobreviveram com oito vitórias e um empate nas últimas nove visitas. Mas este Farense, agora de José Mota, parece ter recuperado os melhores hábitos dos anos 90 do clube. Corajoso, sólido e especialmente forte a jogar em casa. 

O SC Braga caiu nesta relva por 3-1, o Sporting salvou-se a custo com um apertado 2-3. O FC Porto, a atravessar a melhor fase da época, está mais do que avisado. 

Casa das máquinas 

A inclusão de Nico González ao lado de Alan Varela e de Pepê nas costas de Evanilson revolucionou o FC Porto. Parece pouco, no papel até é, mas em campo a diferença é gritante. Mais capacidade com bola, mais armas para desequilibrar entrelinhas, mais aproveitamento da qualidade do plantel. 

No Dragão, o FC Porto marcou aos... 90+10 @Peter Spark / Kapta+

A casa das máquinas do dragão está a carburar como nunca e a prometer mundos e fundos. Com ela em rotações acertadas, o FC Porto está num ciclo de cinco vitórias/um empate e já não perde desde a visita a Alvalade (18 de dezembro). 

Estes bons sinais não podem, porém, de ser dissociados da fase boa do Farense. Duas vitórias nos últimos três jogos, a última na visita sempre difícil ao terreno do Casa Pia. 

A força do Farense, aliás, tem residido muito na capacidade dos médios. O pé esquerdo de Mattheus, a fiabilidade de Falcão e os bons sinais de Cáseres serão elementos a ter em conta por Sérgio Conceição - há sempre a possibilidade do regresso de Fabrício Isidoro, um relógio certíssimo. 

Dragão venceu 54 por cento das vezes 

São 24 jogos entre Farense e FC Porto no São Luís para o campeonato, com 54 por cento das vitórias a cair para o lado azul e branco. 

Os algarvios têm seis triunfos no registo, dois deles consecutivos em 1993 e 1994: ambos por 1-0, golos de Hugo e Stevanovic, respetivamente. 

O primeiro Farense-FC Porto na história do campeonato foi realizado a 13 de setembro de 1970. Adivinham o resultado? Pois, mais um 1-0 para os algarvios, golo de Carlos Correia. Outros tempos. 

Ler artigo completo