Federação croata demite selecionador por...«torcer» contra o Dinamo Zagreb

7 meses atrás 62

Despedimento insólito na Federação Croata de Futebol. Após ter considerado que o Betis goza de favoritismo e possui um plantel superior ao do Dinamo Zagreb - defrontam-se esta quinta-feira para a Conference League -, o órgão máximo do futebol daquele país decidiu demitir Robert Jarni, selecionador de sub-17, por este «torcer» contra o histórico emblema croata.

«Por decisão unânime do Comité Executivo da Federação Croata de Futebol, Robert Jarni foi dispensado das suas funções como selecionador nacional sub-17 da Croácia, após declarações inadequadas nos meios de comunicação social. O conselho executivo do HNS apoia o direito de todos os indivíduos, incluindo todos os jogadores de futebol - incluindo os jogadores da seleção nacional - de apoiar qualquer clube que queiram, mesmo contra clubes croatas na Europa, embora tal pensamento não seja considerado desejável», justificou inicialmente o organismo.

«No entanto, a HNS tem uma posição muito clara de que se aplicam padrões mais elevados a todos os selecionadores croatas e que é inadequado, indesejável e inadmissível que uma pessoa à frente de uma seleção croata torça de forma aberta contra qualquer clube croata numa competição europeia. Promover a unidade no seio da família do futebol croata é uma condição sem a qual nenhuma seleção croata pode ser gerida com sucesso», acrescentou.

«Os selecionadores das seleções croatas têm a tarefa clara de promover a união, a cooperação, o respeito e a confiança mútua entre todos os clubes croatas, pelo que a HNS considera este tipo de decisão a única correta para proteger a unidade da família do futebol croata», concluiu a federação.

Depois de uma primeira experiência nos escalões de formação da Croácia, em 2017/18, Robert Jarni regressou em 2022, tendo orientado até esta quinta-feira as equipas de sub-17 e sub-18 do país.

De referir que, durante a sua carreira como jogador, o antigo lateral alinhou durante três temporadas no emblema andaluz, pelo qual somou 110 jogos, 20 golos e duas assistências.

Jednoglasnom odlukom IzvrÅ¡nog odbora Hrvatskog nogometnog saveza, Robert Jarni razrijeÅ¡en je dužnosti izbornika hrvatske U-17 reprezentacije nakon neprimjerenih izjava u medijima.

IzvrÅ¡ni odbor HNS-a podržava pravo svakog pojedinca, pa tako i svakog nogometaÅ¡a - uključujući… pic.twitter.com/kUVlrEvVp0

— HNS (@HNS_CFF) February 15, 2024
Ler artigo completo