Fez-se passar por Musk, disse que "amava" sul-coreana e roubou-lhe 50 mil

5 meses atrás 56

Uma mulher sul-coreana foi enganada por uma pessoa que se fez passar por Elon Musk, e que a levou a transferir cerca de 50 mil dólares para uma conta.

De acordo com as publicações internacionais, o esquema começou o ano passado. "A 17 de julho, Musk adicionou-me no Instagram. Apesar de ter ficado uma grande fã, duvidei no início", explicou à emissora sul-coreana KBS a mulher, identificada como Jeong Ji-sun.

Mas segundo esta vítima de burla explicou, as suas dúvidas dissiparam-se quando a pessoa detrás do ecrã começou a partilhar fotografias com ela, assim como a falar dos filhos. As imagens partilhadas eram daquilo que parecia ser a identificação de Musk, assim como fotografias no trabalho.

A pessoa em causa chegou mesmo a recorrer à Inteligência Artificial para enganar esta mulher, fazendo uma chamada de vídeo com ela e usando a tecnologia de ‘deepfake’, aparecendo com a cara de Musk e também com a voz.

O burlão acabou mesmo por dizer que "a amava" durante a chamada de vídeo que realizaram.

Depois, convenceu-a a transferir cerca de 50 mil dólares para uma conta que dizia ser de um dos seus funcionários, prometendo que ia investir esta dinheiro por ela. "Fico feliz quando os meus fãs ficam mais ricos por causa de mim", ter-lhe-á dito.

Não é a primeira vez que alguém se faz passar por Musk, já que um sósia do mesmo, identificado como Yilong Ma, publicou vídeos no TikTok, já há dois anos. O CEO do Tesla chegou mesmo a falar do assunto, questionado se esta pessoa era real, e dizendo que "gostava de o conhecer".

I’d like to meet this guy (if he is real). Hard to tell with deepfakes these days.

— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2022

Leia Também: Elon Musk não parece acreditar na existência de 'aliens'

Ler artigo completo