FIGURAS DO JOGO | Sr. Martínez, Trincão cerrou os dentes!

6 meses atrás 64

Os principais destaques da vitória do Sporting na Reboleira por 1-2

Avançado

24 anos

Francisco Trincão

Males que vêm por bem

Mais do que trocadilhos, discurso claro e conciso. Mais do que somatório de fintas e ações individuais, uma objetividade que lhe conferem toda a diferença. Trincão pode ser o que quiser. Por vezes, quer ser artista (porque tem arte inata). Por vezes, é, repleto de técnica, um operário determinante. Como esta noite, em que deixou as pantufas, calçou as botas biqueira de aço para inverter, a tempo e horas, um cenário que ameaçava ficar turvo. Esteve nos dois golos, colecionou vários momentos de brilhantismo e nem o facto de ter pecado na finalização lhe tira o protagonismo deste jogo. Foi chamado à seleção, uma lesão tirou-lhe a hipótese de se mostrar, mas por esta amostra...

Médio

24 anos

Daniel Bragança

Belo momento, capitão

Para escalar Daniel Bragança com a braçadeira de capitão, são precisas um sem-número de peripécias. Todas aconteceram e, esta noite, foi ele o primeiro do Sporting ao subir ao relvado. Pois bem, provavelmente motivado por isso, começou muito bem com bola e, contrariando algumas avaliações que lhe fazem, cresceu ao longo do jogo nos momentos em que a teve de tirar ao adversário. Está cada vez mais válido.

Defesa

29 anos

Nuno Santos

Não dava para abdicar

Muito badalada foi a história dos jogadores em risco, por número de amarelos, de falharem o jogo contra o Benfica na próxima jornada. Rúben Amorim desvalorizou nas palavras, mas mostrou total condicionamento pelos atos que teve. Com exceção de Nuno Santos, o único dos que estavam em risco que foi para jogo. Em boa hora aconteceu. Nuno Santos foi o primeiro a criar perigo e foi o último a marcar, operando a reviravolta. Claro que também teve os habituais atritos, mas foi com nervo que mais ajudou o Sporting a manter o comando.

Avançado

31 anos

Paulinho

Que jeito dá um Paulão

Com as várias limitações ofensivas nesta fase da temporada, o melhor que Rúben Amorim pode ter é um Paulinho em versão super. Já tinha bisado contra o Boavista, neste jogo voltou a molhar a sopa e ajudou a equipa de forma decisiva, numa noite em que Gyökeres (sim, é notícia) não conseguiu marcar. Teve também pormenores interessantes, como aquela receção orientada que tirou meia equipa da frente e permitiu o contra-ataque. No fim, o susto, quando se agarrou ao pé num lance sozinho. Por fim, o alívio ao se perceber que era falso alarme.

Defesa

26 anos

Kialonda Gaspar

Há um inegável mérito

Para o melhor jogador deste campeonato, só um grande central para ser capaz de o parar. Claro que não parou sempre, mas as vezes em que Gyökeres se desmarcou e visou a baliza foram sempre por fora, nunca em zona central. É o elogio que se pode fazer ao central angolano, capaz de estancar o poderio do sueco. E não só... Também foi à frente ter a melhor oportunidade dos amadorenses, a seguir ao golo.

Médio

25 anos

Leonel Bucca

Bela estreia

Nunca tinha começado de início, nunca tinha marcado... fez ambos. Por isso, mesmo com a derrota, o jogo será sempre muito marcante para Bucca, que teve uma primeira parte de muito bom nível e na qual foi o elemento ofensivo mais interventivo na equipa de Sérgio Vieira. Depois, quebrou fisicamente, o que era expectável.

Guarda Redes

23 anos

Franco Israel

Vale mais falhar assim...

...Em jogos ganhos. Mas (e convém frisar este «mas») os erros devem ser estancados. Franco Israel ficou muito mal no golo, depois redimiu-se com duas ótimas defesas, só que nem sempre as coisas correm desta forma. Está a crescer, está a colecionar responsabilidade, precisa agora de estabilizar o nível exibicional sem falhas.

Defesa

29 anos

Nanu

Não resultou neste contexto

Com menos bola que o habitual, com menos ataque que o normal e com maiores necessidades defensivas, Nanu falhou. Por norma, viu Nuno Santos fazer o que quis até ao intervalo. Não viu mais porque Sérgio Vieira o tirou nessa altura.

 Estrela da Amadora x Sporting

 Estrela da Amadora x Sporting

Ler artigo completo