Filipa Pantaleão é a nova secretária-geral do BCSD Portugal

9 meses atrás 89

Responsável até recentemente pela área técnica da EGF, do grupo Mota-Engil, Filipa Pantaleão é formada em Engenharia do Ambiente e tem um percurso profissional consolidado nas áreas dos resíduos, energia, água e logística.

Filipa Pantaleão é a nova Secretária-Geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

A sucessora de João Wengorovius Meneses, que exerceu as funções entre 2018 e 2023, é licenciada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.

Filipa Pantaleão tem percurso profissional consolidado nas áreas dos resíduos, energia, água e logística e foi até ao final do ano passado responsável pela área técnica da EGF, da Mota-Engil, com vista à melhoria da qualidade ambiental das empresas do grupo.

“É com muita motivação que abraço este novo desafio profissional no BCSD Portugal, no qual terei a oportunidade de pôr a minha experiência ao serviço de causas às quais tenho vindo a dedicar-me ao longo do tempo. O ESG pode e deve ser incluído e considerado na gestão, como um fator de competitividade e diferenciação que apoiará as empresas na sua jornada para o sucesso e para uma sociedade e economia mais justas, saudáveis e sustentáveis”, afirma a nova secretária-geral do BCSD Portugal.

António Pires de Lima, presidente do BCSD Portugal, revela que Filipa Pantaleão integra a equipa do BCSD Portugal, “após um processo de recrutamento competitivo, numa fase de crescimento de associados e em que o ESG assume um papel cada vez mais determinante para as empresas em Portugal”.

Mãe de duas filhas e cofundadora da iniciativa Women in ESG, Filipa Pantaleão encontrou na área do ESG o seu propósito, desejando contribuir para um futuro melhor através da promoção da igualdade e da inclusão e da desmistificação dos temas ESG, uma realidade cada vez mais presente na sociedade e nas empresas a nível global. A sua predileção vai para o ambiente (o E de environment do ESG), acreditando ser sua missão contribuir para um melhor alinhamento entre a qualidade de vida das pessoas e a preservação e conservação do ambiente.

Ler artigo completo