Fitch sobe rating das Obrigações Hipotecárias da CGD

9 meses atrás 59

O upgrade surge na sequência da conversão do programa de Obrigações Hipotecárias para o regime de Obrigações Cobertas, após a implementação da diretiva europeia sobre obrigações hipotecárias pela CGD.

A Fitch Ratings subiu a notação das obrigações hipotecárias portuguesas da Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD, BBB/Estável/F3) para ‘AAA’ de ‘A+’. O Outlook é estável.

O upgrade surge na sequência da conversão do programa de Obrigações Hipotecárias para o regime de Obrigações Cobertas, após a implementação da diretiva europeia sobre obrigações hipotecárias pela CGD, “conforme consubstanciado no Decreto-Lei 31/2022 e na legislação secundária emitida pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários”, lê-se na nota da Fitch.

“A conversão aumenta o PCU (Payment Continuity Uplift) da Fitch de zero para seis notches, uma vez que o quadro do Obrigações Cobertas, introduz um buffer de liquidez obrigatório de 180 dias. Adicionalmente, a CGD adicionou activos líquidos à pool de cobertura para cumprir a nova regra, o que suporta o aumento do rating das obrigações hipotecárias de acordo com os nossos critérios”, revela a Fitch.

Ler artigo completo