Fortaleza penafidelense deu balão de oxigénio

8 meses atrás 77

O Estádio Municipal 25 de Abril voltou a ser amuleto, este sábado, para a equipa do FC Penafiel. Os penafidelenses iniciaram o ano de 2024 com uma vitória caseira, na receção ao Länk Vilaverdense (2-1), e fugiram - por agora - à zona de despromoção.

A equipa de Hélder Cristóvão tirou proveito, sobretudo, da primeira metade para construir o triunfo. Os primeiros 45 minutos não foram propriamente ricos em oportunidades de golo, mas o ascendente pertenceu à turma da casa. Já depois de uma primeira ameaça à passagem do quarto de hora, Gabriel Barbosa abriu mesmo o ativo aos 31 minutos, na recarga a um primeiro remate de Robinho que foi defendido por Rogério Santos.

Extremamente eficaz, o FC Penafiel fez o segundo tento da partida ainda antes do intervalo. Em cima do minuto 42, Diogo Batista lançou Adílio Santos na profundidade e o atacante, na cara de Rogério Santos, teve a frieza para picar a bola por cima do guardião e rubricar o 2-0. Numa primeira parte onde o Länk Vilaverdense não conseguiu qualquer remate à baliza contrária, a vantagem penafidelense ajustava-se ao que se passava dentro das quatro linhas.

Na segunda metade, no entanto, a equipa de Sérgio Machado apresentou-se muito diferente e para melhor. Lénio Neves teve maior influência no jogo da equipa de Vila Verde e isso foi rapidamente notado, até pelo remate ao travessão que o camisola 88 protagonizou ao minuto 55.

O crescimento dos forasteiros no encontro foi recompensado aos 66 minutos, com Lénio Neves a lançar Bruno Silva - entrou ao intervalo - na profundidade e o extremo a rematar cruzado para o 2-1. O tento galvanizou o Länk Vilaverdense e levou a uma segunda parte jogada praticamente na totalidade no meio-campo do FC Penafiel.

Aos 81', João Caiado conseguiu isolar-se numa transição rápida, mas optou pelo passe no lugar do remate e o lance perdeu-se. Até ao final, os minhotos continuaram a cercar a área contrária, mas não conseguiram levar a bola a beijar as redes de Pedro Silva por uma segunda vez. Apesar do sufoco final, o FC Penafiel conseguiu segurar três pontos importantíssimos na luta pela manutenção. Os penafidelenses somam agora 18 pontos - 16 conquistados em casa - e estão no 12.º lugar, ao passo que o Länk Vilaverdense segue na última posição, com dez pontos.

FC PENAFIEL

EMPATE

LÄNK VILAVERDENSE

 Penafiel x Länk Vilaverdense

 Penafiel x Länk Vilaverdense

Ler artigo completo