Fundação Santander distingue dez escolas e um município com o prémio o “Quem Brinca É Quem É”

2 meses atrás 63

A iniciativa recebeu 425 candidaturas, de todos os distritos de Portugal continental e também das Regiões Autónomas. 

Dez escolas públicas portuguesas e um município (Pampilhosa da Serra) foram distinguidas pela Fundação Santander com o “Quem Brinca É Quem É”, para projetos focados no método de aprendizagem “Aprender Através do Brincar” destinados a alunos do 1º e 2º ciclo. 

A lista dos vencedores – que será anunciada oficialmente esta quinta-feira, 27 de junho – inclui as escolas EB1/JI José Jorge Letria (Cascais); EB1+2 Dr. Anastácio Gonçalves (Alcanena); EB1/JI de Estrada – Ferreiros (Braga); Centro Escolar de Alcobaça / Agrupamento de Escolas de Cister (Alcobaça); o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo); EB1 Bairro Económico (Braga); Centro Escolar de Santiago (Aveiro); Escola Básica Júlio-Saúl Dias (Vila do Conde); o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (Óbidos). Duas escolas de Vila Nova de Gaia também foram distinguidas, a EB1 do Marco, e a Academia de Música de Vilar do Paraíso, mas esta com uma menção honrosa.

Cada um dos vencedores receberá “por igual, um prémio no valor de 5.000 euros, uma viagem à LEGO House na Dinamarca, formação na metodologia promovida pela LEGO Foundation em Portugal e um kit LEGO ou uma mesa de reuniões LEGO”, indica a Fundação Santander.

O prémio é promovido pela Fundação Santander Portugal, em colaboração com a Direção-Geral da Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares.

A iniciativa recebeu 425 candidaturas, de todos os distritos de Portugal continental e também das Regiões Autónomas. 

O objetivo da Fundação Santander – tal como tinha adiantado a presidente da fundação Inês Oom de Sousa numa entrevista ao Jornal Económico – é agora criar uma rede de escolas e associações “comprometidas com métodos de ensino inovadores e com os benefícios da aprendizagem focada no brincar, incentivando a partilha de boas práticas”.

O método “Aprender a Brincar” incentiva o ensino de uma forma lúdica das competências essenciais para a vida e para o trabalho no século XXI, como a criatividade, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas.

Ler artigo completo