Fundo de Resolução e Novobanco ultimam acordo para fim do CCA

2 horas atrás 22

Banca : As duas entidades tinham a expectativa de chegar a um entendimento sobre o fim antecipado do mecanismo de capitalização contingente ainda em setembro. Acordo está na reta final, havendo agora a possibilidade de ser assinado este mês.

O Fundo de Resolução e o Novobanco estão a ultimar os detalhes de um acordo para o fim antecipado do mecanismo de capitalização contingente (CCA, na sigla em inglês). Inicialmente, o objetivo era que esse potencial acordo pudesse ficar fechado até ao final de setembro, mas o Jornal Económico sabe que ambas as entidades estão agora a trabalhar para que isso aconteça este mês, um passo que abre a porta à distribuição de dividendos e a uma possível oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) do banco no próximo ano.

Fontes próximas do processo explicam que ao longo do último mês o fundo liderado por Luís Máximo dos Santos e o Novobanco procuraram encontrar um entendimento que pudesse levar ao fim antecipado do CCA que permitiu ao banco receber mais de três mil milhões de euros, desde a sua criação com a queda do Banco Espírito Santo, no âmbito do acordo de venda que foi assinado em 2017.

Estes esforços parecem encaminhar-se para um encontro de posições entre o Fundo de Resolução e o Novobanco. Há já um rascunho de acordo, ainda incompleto, a circular entre as duas entidades. A expectativa de quem está envolvido no processo, sabe o Jornal Económico, é de que ainda seja assinada uma versão final no mês de outubro, possivelmente a seguir à apresentação do Orçamento do Estado, uma vez que é necessário o aval do Ministério das Finanças.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo