FUTSAL | Benfica fica sem final e Champions: treinador pediu «reflexão interna»

3 meses atrás 115

Foi com estrondo que o Benfica caiu nas meias-finais da Liga Placard aos pés do SC Braga. As águias tinham perdido o Jogo 1 na Luz, ainda empataram com o Jogo 2 em Braga, mas na decisão perderam por 5-1 e ficaram sem a final... e sem a Liga dos Campeões.

Acaba por ser uma época (mais uma) de uma desilusão e fracasso desportivo. Em 2023/24, o Benfica até começou por ganhar a Supertaça contra o Sporting, mas daí para a frente... falhou todos os objetivos: perdeu a final da Taça da Liga, caiu com o Sporting na Taça de Portugal ainda antes da final four, falhou a final da Liga dos Campeões e a final do campeonato.

Uma temporada de uma «equipa de altos e baixos», como o próprio treinador, Mário Silva, confessou na flash interview depois da eliminação em Braga. Uma temporada de uma equipa que nunca foi regular o suficiente para sequer conseguir competir com os rivais Sporting e SC Braga, os dois finalistas da Liga Placard.

Mário Silva
Benfica [Futsal]
Total

60 Jogos
43 Vitórias
2 Empates
15 Derrotas

287 Golos
141 Golos sofridos

ver mais �

Aos 43 anos, Mário Silva, antigo adjunto de Joel Rocha, acaba por ter negativa na primeira época completa ao serviço do Benfica. Na época passada entrou a meio, para o lugar de Pulpis, e ainda conseguiu uma Taça de Portugal contra o Sporting, assim como uma final contra os leões depois de virar as meias-finais contra SC Braga.

Este ano tudo foi diferente. A vitória na Supertaça ainda deu esperança para que a época fosse diferente das anteriores e que o Benfica conseguisse congelar a hegemonia do Sporting. Não aconteceu e esteve bem longe de acontecer. O futuro terá, naturalmente, de ser discutido, com o próprio técnico a admitir que é «inadmissível» e que é hora de «fazer uma reflexão interna».

«Quando ganhamos temos que celebrar para fora, mas quando perdemos temos que resolver internamente. Temos que perceber o porquê da nossa consistência emocional ser o que é, o porquê da nossa consistência defensiva ser o que é», lamentou Mário Silva que, apesar dos 5-1 finais, não esqueceu «algumas más decisões» da arbitragem...

«Quatro jogos seguidos com penáltis assinalados da forma como são também complica. Pagámos caro algumas más decisões. Hoje parece-me que o penálti, no minimo, é duvidoso. Não posso tirar mérito ao SC Braga. Não fomos competentes e solidários», atirou o 'aluno' que, desta vez, não conseguiu suplantar o 'mestre'

Para a história da temporada que agora, precocemente, termina para o Benfica, ficam os números finais: 42 jogos, 31 vitórias, 2 empates, nove derrotas e um título conquistado. Segue-se novo ciclo?

Ler artigo completo