FUTSAL| Já qualificado, Portugal fecha apuramento para Mundial na Geórgia

9 meses atrás 64

Desde o início da caminhada que Jorge Braz frisou muito bem o objetivo. A qualificação como meta nem se colocava em causa, já que estamos a falar do atual bicampeão europeu e campeão mundial. Mas os campeões de tudo queriam mais. E estão a uma vitória de o conseguir.

Com o tipo de exibições e qualidade nas mesmas a ser absolutamente subjetivo - mas, ainda assim, com muito pouco para discutir -, temos de olhar para a questão prática e objetiva: os pontos e as vitórias. E aí não há nada a apontar até ao momento. Portugal tem o mesmo número de jogos e de vitórias em toda a fase de qualificação.

Apuramento Mundial Futsal 2024 - UEFA

Há um último passo para atingir: chegar aos 18 pontos na Ronda de Elite. Basta, para isso, bater a Geórgia que nada tem para discutir nesta última ronda. Excluindo todo o caso das naturalizações express, esta é uma seleção que pode criar dificuldades, portanto o melhor é mesmo não existirem distrações para fechar esta qualificação em beleza.

Esta partida, com este tipo de contornos, ganha ainda outro aliciante: ver os meninos a brilhar. Com uma nova geração a aparecer, Portugal pode ver, em Tbilisi, os mais novos a aproveitarem a oportunidade de lançarem uma candidatura forte à convocatória para a fase final. E entre eles há um ainda por estrear: Bernardo Paçó.

Tomás Paçó em discurso direto

Fechar com vitória: «O objetivo principal está alcançado, que era o apuramento direto para o Mundial, mas queremos fechar esta Ronda de Elite com o pleno de vitórias. Vamos encarar o jogo da mesma forma como encarámos os outros todos.

33Jogos
7Golos Marcados
29Vitórias
2Empates
2Derrotas

Só pensamos na vitória e é para isso que toda a equipa está a trabalhar nestes dias. Jogar por Portugal já é uma motivação imensa. Respeitamos muito este símbolo. Nesta equipa não há facilitismos, ninguém tira o pé»

A Geórgia: «Este jogo é tão importante como todos os outros. Estaremos com os nossos níveis de motivação, intensidade, concentração e dedicação no máximo, isso é certo. A Geórgia é uma equipa com qualidade, com intensidade e organização. Só ao nosso melhor nível conseguiremos sair vitoriosos. Temos de cumprir a nossa obrigação que é ganhar»

O apuramento: «Contra factos não há argumentos. Vencemos todos os jogos até ao momento, tem corrido bem. Estamos a jogar bem, a equipa está confiante e com um espírito muito bom, de família e de união. Queremos dar seguimento a esta senda vitoriosa e acabar com 18 pontos»

Afonso Jesus em discurso direto

Último jogo: «Acima de tudo, queremos continuar a consolidar o nosso processo. O nosso grande objetivo está alcançado, que era a qualificação direta para o Mundial 2024, mas agora queremos fechar esta Ronda de Elite só com vitórias. Não vamos facilitar, nem vamos deixar de acelerar, o nosso compromisso é total desde o início»

33Jogos
7Golos Marcados
29Vitórias
2Empates
2Derrotas

Estar na seleção: «Só o facto de estarmos neste espaço e com estes colegas é motivo para darmos sempre o melhor de nós. Damos tudo uns pelos outros. A nossa motivação é máxima, vestir esta camisola é sempre um orgulho e uma grande responsabilidade.

Aquilo que nos tem destacado de outras seleções é a forma como trabalhamos diariamente, como nos empenhamos a cada treino e a cada jogo. Isso acaba por refletir-se nos resultados e nos bons desempenhos que temos tido»

A Geórgia: «É um adversário com muita qualidade individual, acima de tudo. Sabemos que não têm nada a perder e vão dar tudo para vencer-nos. A Geórgia tem jogadores muito fortes no capítulo da decisão e na forma como encontram espaços. 

Assim sendo, temos de estar na nossa máxima força, impor o nosso jogo e estar totalmente concentrados. No aspecto defensivo, temos de estar muito atentos e organizados. Queremos muito continuar nesta senda de vitórias»

Ler artigo completo