Esta mudança tem como objetivo ajudar a empresa tecnológica a atingir a exportação de mais de dez milhões de smartphones Pixel ainda este ano, depois de ter ficado aquém deste número no ano passado.
A Google tem planos para começar a fabricar os seus smartphones Pixel na Índia já a partir do próximo trimestre, segundo o jornal japonês “Nikkei Asia”. Esta decisão revela a determinação da gigante tecnológica norte-americana em afastar a sua cadeia de fornecimento da China e aproveitar o boom do mercado de smartphones indiano.
Esta mudança visa ajudar a empresa tecnológica a atingir o seu objetivo de exportar mais de dez milhões de smartphones Pixel este ano, depois de no ano passado quase ter chegado a este valor.
De acordo com o jornal, a Google vai começar por preparar a linha de produção do seu smartphone Pixel 8 Pro, durante as próximas semanas e em meados de 2024 vai iniciar a produção do Pixel 8.
Com a entrada no mercado indiano, a Google vai ter de competir com marcas como a Apple, Samsung e a chinesa Xiaomi.
Em 2023 a Índia tornou-se no quinto mercado de smartphones a ultrapassar a venda de dez milhões de unidades de iPhones num único ano, tornando-se assim um mercado-chave para a Apple.
“A Google não é a única empresa tecnológica que começou a procurar uma estratégia ‘China +2’. Isto significa que diversificar da China para outro lugar não é suficiente, mas os fornecedores devem ter múltiplas opções fora da China para uma melhor resiliência da cadeia de abastecimento”, revela uma fonte ao jornal Nikkei.