Governo alarga cobertura do Passe Social + e muda nome para Circula.pt

3 horas atrás 22

O Governo vai aprovar, esta sexta-feira, o alargamento do Passe Social + a todo o território continental, aos desempregados de longa duração e a cidadãos com incapacidade igual ou superior a 60%, e a mudança de nome para Passe Circula.pt.

De acordo com o documento que vai ser apresentado esta tarde pelo Governo, a que a Lusa teve acesso, o novo passe Circula.pt vai custar 17 milhões de euros por ano e abrange 2,5 vezes mais cidadãos (aproximadamente 100.000 pessoas) do que o atual Passe Social +.

Até agora, este passe abrangia apenas as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, cidadãos que têm direito a Complemento Solidário para Idosos e Rendimento Social de Inserção, reformados, pensionistas, desempregados e agregados familiares com rendimento médio mensal até 1,2 vezes o indexante dos apoios sociais (IAS), Escalão A (50% de desconto no valor do passe mensal) e Escalão B (25% de desconto).

Segundo os exemplos fornecidos pelo Governo, em Braga esta medida vai permitir uma poupança anual de até 168 euros na compra do TUB 2 coroas e, em Coimbra, de até 180 euros por ano na compra do SMTUC.

Esta é uma das 13 medidas incluídas no Pacote Mobilidade Verde, que vai ser aprovado esta sexta-feira pelo Governo, com vista à melhoria da mobilidade de passageiros e mercadorias.

No que respeita ao transporte de passageiros, o executivo de Luís Montenegro vai apresentar oito medidas com um investimento total de 115 milhões de euros, até 2025, enquanto para as mercadorias estão previstas cinco medidas com um investimento de 55 milhões.

Ler artigo completo