“Governo de Costa navegou sempre à vista”, critica ministro da Agricultura

5 meses atrás 74

O governante sustenta ainda na entrevista que a sua antecessora, Maria do Céu Antunes, não articulou ou fez sinergias entre o PT2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência.

O ministro da Agricultura criticou o anterior Governo, dizendo que o Executivo de António Costa não tinha projetos na área da agricultura para que os investimentos fossem executados e pagos até 2026. As críticas foram feitas ao jornal “Expresso”.

“O Governo de António Costa não tinha projetos prontos para que os investimentos nesta área [da agricultura] estivessem executados e pagos até ao fim de 2026”, sendo o último dia do ano a “data limite para a execução dos planeamentos”. Para José Manuel Fernandes, o Governo de Costa “não planeou, navegou sempre à vista”.

O governante sustenta ainda na entrevista que a sua antecessora, Maria do Céu Antunes, não articulou ou fez sinergias entre o PT2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Hoje há ações no PRR que poderiam estar no PT2030 e investimentos, necessários, que não cabem no PT2030 mas cabiam no PRR. A prova da falta de planeamento do Governo socialista é a má execução no PRR e uma execução nula no PT2030. Os pagamentos do PT2030 estão próximos de zero”

José Manuel Fernandes sustenta que Portugal “não quis utilizar” os 8,3 mil milhões de euros de empréstimos do PRR, sendo que o prazo terminou em agosto do ano passado, sendo que o dinheiro poderia ser utilizado para financiamento para a execução de um plano nacional de armazenamento e abastecimento eficiente de água.

Ler artigo completo