Greve do pessoal de segurança nos aeroportos alemães vai cancelar mais de mil voos

7 meses atrás 52

Greve reivindica um aumento salarial imediato de 2,80 euros por hora e bónus para os 25 mil trabalhadores do setor e foi convocada em 11 aeroportos. Aeroporto de Colónia/Bona com adesão de 100%.

epa11117326 Employees of the aviation security sector take part in a strike at the airport in Frankfurt, Germany, 01 February 2024. The United Services Union (ver.di) has called for all-day strikes at several German airports on 01 February. Strikes will take place at the airports in Hamburg, Bremen, Hannover, Berlin, Cologne, Duesseldorf, Leipzig, Dresden, Erfurt, Frankfurt Main and Stuttgart.  EPA/RONALD WITTEKi

Estavam previstas para esta quinta-feira cerca de 170 descolagens e aterragens, envolvendo quase 50 mil passageiros

RONALD WITTEK/EPA

Estavam previstas para esta quinta-feira cerca de 170 descolagens e aterragens, envolvendo quase 50 mil passageiros

RONALD WITTEK/EPA

Uma greve do pessoal de segurança está em curso esta quinta-feira em vários aeroportos da Alemanha e mais de mil voos podem vir a ser cancelados durante o dia, antes das negociações coletivas sobre salários.

Em Frankfurt, 310 voos foram já cancelados de um total de 1.120 descolagens e aterragens programadas podendo ser anunciados mais cancelamentos durante o dia, disse à Agência France Presse um porta-voz da Fraport, a principal operadora do aeroporto alemão.

As partidas de Frankfurt não se vão realizar, mas os passageiros com ligações podem prosseguir viagem, embora à custa de tempos de espera mais longos, acrescentou a mesma fonte.

Na quarta-feira à noite, as autoridades anunciaram que esta quinta-feira não vão ser realizadas partidas no aeroporto de Berlim-Brandenburgo.

Inicialmente, estavam previstas para esta quinta-feira cerca de 170 descolagens e aterragens, envolvendo quase 50 mil passageiros.

Outros aeroportos também cancelaram partidas devido à falta de pessoal de segurança.

No total, espera-se que pelo menos 1.100 voos venham a ser cancelados esta quinta-feira na Alemanha, de acordo com a Associação Alemã de Aeroportos (ADV).

A greve foi convocada pelo sindicato dos serviços de segurança (Verdi) em onze aeroportos.

O aeroporto de Munique, o segundo maior do país, não está incluído.

“A greve começou bem”, declarou à AFP Wolfgang Pieper, responsável pelas negociações salariais do sindicato Verdi.

A adesão dos trabalhadores atingiu os 100% no aeroporto de Colónia/Bona, acrescentou fonte sindical.

Num contexto de inflação, o sindicato exige um aumento salarial imediato de 2,80 euros por hora e bónus para os 25 mil trabalhadores do setor, reivindicações que, até agora, foram rejeitadas pela Associação Federal das Empresas de Segurança Aérea (BDLS).

A negociação coletiva vai prosseguir em Berlim no próximo dia 6 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ler artigo completo