Guimarães vai investir 3,5 milhões em mobilidade elétrica

9 meses atrás 84

Está pensada uma rede de transportes para a cidade, no âmbito da estratégia Guimarães 2030. Os miniautocarros elétricos são a aposta da autarquia, numa altura em que um terço da rede de transportes é 100% elétrica.

O município de Guimarães vai investir 3,5 milhões de euros em dez anos para fazer aumentar a rede de transportes públicos, em particular nos períodos de maior procura. Em vista está o aumento dos veículos 100% elétricos, tendo em vista a estratégia Guimarães 2030, que visa tornar a cidade neutra em termos de emissões de carbono até àquele ano.

A operação é da empresa municipal Vitrus Ambiente e deverá arrancar no segundo semestre do próximo ano e, para já, estão previstos três miniautocarros. Estes vão permitir expandir a oferta tanto em dias úteis, nos períodos diurno e noturno, como aos fins de semana e feriados.

De recordar que, nos últimos dois anos, o peso de autocarros elétricos na frota de transportes públicos que operam em Guimarães aumentou de 1% para 34%, o que significa que representa hoje mais de um terço dos veículos em circulação.

De acordo com a vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, esta proposta “visa introduzir um novo paradigma na mobilidade local, destacando-se pela inovação e pela sua significativa importância para a melhoria dos serviços de transporte no nosso território”.

Nesse sentido, os benefícios deverão notar-se “não só em termos de acessibilidade e comodidade, mas também no que diz respeito à promoção de práticas mais sustentáveis no âmbito da mobilidade urbana”, sublinha.

Ler artigo completo