Há mais Taça em Leiria

7 meses atrás 79

Nove dias depois da gorda vitória por 8-0 sobre o Casa Pia, o Sporting prepara-se para voltar a entrar em campo. Sem jogar no fim de semana devido ao adiamento do duelo contra o FC Famalicão, e vendo a liderança da Liga escapar por esse motivo, o leão vira a atenção para a Taça de Portugal, onde disputará, esta quarta-feira, uma vaga nas meias-finais.

Trata-se também de um regresso ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, onde foi recentemente disputada a final four da Taça da Liga. Essa última viagem a Leiria não correu propriamente bem aos comandados de Rúben Amorim, que agora tentarão compensar na outra Taça, frente a uma equipa que chama casa a esse reduto: a UD Leiria.

É verdade! Mesmo nos quartos de final da Prova Rainha, a turma verde e branca beneficiou de um sorteio simpático e guarda todo o favoritismo para mais um confronto com uma equipa de um escalão inferior, depois de ter já eliminado o Olivais e Moscavide (1-3), o Dumiense (8-0) e o CD Tondela (4-0). Sabe, no entanto, que as meias guardam um duplo confronto com o Benfica ou o Vizela.

Leão vai atrás de mais uma vitória na Taça @Kapta+

Franco Israel procura manter o estatuto de titular nas Taças, mas espera-se que a seleção do resto do onze mostre um Sporting em máxima força, como teria acontecido no sábado. Será importante para lutar pelo triunfo, mas também para subir os índices físicos antes da importante receção ao SC Braga no sábado.

Morita, eliminado da Taça Asiática, figurará entre os convocados, segundo revelou Rúben Amorim. O treinador leonino também deixou rasgados elogios ao adversário e em particular a Vasco Botelho da Costa, treinador obreiro da boa campanha leiriense nesta prova...

Um reencontro aguardado

A UD Leiria, atualmente no 13º posto da II Liga, chega a estes quartos de final após um caminho exemplar, pautado por goleadas: 0-12 em Pedrógão, 1-3 frente ao Académico, 5-0 ao At. Malveira e um 0-3 na Madeira, perante o Marítimo. Chega a este jogo com um grande do futebol português imediatamente depois de medir forças com as versãos secundárias dos outros: vitória (0-1) no Seixal, contra o Benfica B, e empate na receção ao FC Porto B (1-1).

Eliminaram o Marítimo (0-3) na última ronda. @Filipe Amorim / Kapta+

Será o reeditar de um confronto com 40 edições na sua história (seis vitórias da União, 22 do Sporting e 12 empates), sendo que o último já foi há quase 12 anos: um 0-1 resolvido aos 90+11´, com um golo de Matías Fernández na baliza de Jan Oblak. Vale reforçar que para a Taça de Portugal houve apenas três confrontos - nunca numa fase tão adiantada -, mas todos acabaram com vitória leonina.

O treinador da equipa do Lis fez questão de salientar esse favoritismo do adversário, mesmo garantindo que «não veio passear». Ora, como já vimos, a história favorece o adversário, ainda assim, vale reforçar que na última vez que a UD Leiria foi aos quartos... só parou na final!

Ler artigo completo