Histórico, seja como for

4 meses atrás 127

Invencível epopeia a uma paragem do histórico final caso vença um, primeiro troféu europeu caso vença o outro. A noite da próxima quarta-feira vai ser histórica para o vencedor da Liga Europa: Atalanta ou Bayer Leverkusen, um deles vai festejar em Dublin.

Italianos em busca da consagração

Os italianos são, no papel, o conjunto da casa e, por isso, têm o direito de começar esta antevisão. Como se a eventual conquista do primeiro troféu europeu não fosse aliciante o suficiente, esta final da Liga Europa pode consagrar Gian Piero Gasperini.

Atalanta a festejar em Alvalade @Kapta+

Como já referido anteriormente num artigo do zerozero, a Atalanta mudou com a chegada do treinador italiano. De ioiô entre a Serie A e a Serie B, o conjunto Orobici estabeleceu-se na primeira metade da tabela do principal campeonato; além disso, creditou-se na Taça de Itália - com várias finais - e aventurou-se pela Europa - como prova esta final.

Nesta temporada, a Atalanta chegou à final da Taça italiana e ainda pode alcançar o pódio no campeonato. Na Liga Europa, venceu o grupo do Sporting, voltou a eliminar os leões nos oitavos e também deixou Liverpool e Marselha pelo caminho.

Ampliar a história já feita

Do lado alemão, há pouco a acrescentar à histórica temporada. A Bundesliga findou e, além da conquista do título, o Bayer Leverkusen festejou a invencibilidade na prova - primeira vez que aconteceu -, transversal às restantes competições.

Época de sonho para Xabi e companhia @Getty /

Xabi Alonso - que já garantiu a continuidade na BayArena para 2024/25 - foi um dos - senão o principal - obreiros deste conto de fadas. O jovem técnico espanhol deu o salto da equipa secundária da Real Sociedad para o Bayer na época passada e as presentes conquistas são a prova que o salto foi perfeitamente ajustado à perna.

A equipa está na máxima força - ao contrário da Atalanta, que tem quatro baixas - e, caso vença a Atalanta, fica a um jogo - final da Taça da Alemanha, contra o Kaiserslautern - de fechar toda a temporada sem derrotas. Nesta edição da Liga Europa, o Bayer ficou em primeiro - só com vitórias - e eliminou o Qarabag, o West Ham e a Roma.

Última final da Liga Europa em Dublin teve selo lusitano @ Joern Pollex / Getty Images

Por fim, nota para o estádio. O Aviva Stadium foi o palco da final da Liga Europa de 2010/11, entre FC Porto e SC Braga (1-0). Além disso, também recebeu a seleção portuguesa, em 2021, num 0-0 de apuramento para o Mundial 2022.

Os ingredientes, mais apetecíveis que nunca, estão em cima da mesa. Os cozinheiros - Gasperini e Xabi Alonso - são dos melhores do mundo e tem uma noite de exigência máxima em perspetiva. Cabe-nos a nós, espetadores, aproveitar 90 minutos - quiçá 120' - de certeza históricos.

Ler artigo completo