Um homem de 63 anos foi detido pelo roubo de 22 toneladas de queijo produzido por uma das empresas de lacticínios mais famosas do Reino Unido, com sede em Londres, a 21 de outubro.
"Os agentes detiveram um homem de 63 anos por suspeita de fraude por falsa representação e manuseamento de bens roubados. O homem foi levado para uma esquadra da polícia do sul de Londres, onde foi interrogado", adiantou a Polícia Metropolitana de Londres, citada pelo The Standard.
De acordo com a Neal's Yard Dairy, o esquema foi levado a cabo por "um comprador fraudulento que se fez passar por um distribuidor grossista legítimo de um grande retalhista francês".
"Mais de 950 rodas de Cheddar Hafod, Westcombe e Pitchfork foram entregues antes de a fraude ser descoberta", lamentou, na rede social Instagram.
O retalhista apelou ainda "a todos os membros da [sua] estimada comunidade de produtores de queijo em todo o mundo" que, se se deparassem com queijos "associados a este roubo, particularmente Cheddars de 10 ou 24 quilos com as etiquetas soltas", para que contactassem a empresa.
O queijo roubado, cujo valor pode ascender as 300 mil libras (cerca de 356.574 euros), terá sido desviado para a Rússia ou para o Médio Oriente, segundo os fornecedores da empresa que foram 'apanhados' na fraude.
Entretanto, Sarah Stewart, a proprietária da Neal's Yard Dairy, disse ao The Times que recebeu mensagens de solidariedade, ofertas de ajuda e encomendas de novos clientes um pouco por todo o mundo.
"É evidente que os britânicos adoram o seu queijo, mas temos sido contactados por pessoas verdadeiramente incríveis; parece que a situação se tornou internacional", disse.
Leia Também: Quer um doce? Faça um delicioso bolo de queijo