Hospital da Luz torna-se ‘test bed’ e recebe 50 pilotos até 2025

9 meses atrás 89

Intelligent Health Platform, da Rede Nacional de Test Beds do PRR, disponibiliza infraestruturas, equipamento, conhecimento, orientação de profissionais e capacidade instalada através de três ambientes: laboratório de dados, centro de simulação e o hospital.

O Hospital da Luz tornou-se uma das test beds (mesas de teste) através da Intelligent Health Platform (IHP) e no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O grupo privado de saúde está a receber empreendedores, startups e pequenas e médias empresas (PME) que pretendam testar os seus produtos e serviços neste laboratório de inovação em ambiente real.

A unidade hospitalar da Luz Saúde procura dar espaço à experimentação de soluções que tentem responder aos desafios do sector da saúde e criar um impacto positivo na sociedade, de acordo com a informação transmitida esta segunda-feira. O compromisso é de acolher, até setembro de 2025, 50 testes-piloto.

A IHP, que faz parte da Rede Nacional de Test Beds do PRR, disponibiliza infraestruturas, equipamento, conhecimento, orientação de profissionais e capacidade instalada através de três ambientes: um laboratório de dados (In Silico Lab), um centro de simulação (Simulation Lab) e o hospital (Living Lab).

“A inovação aberta é, sem dúvida, a chave para responder aos desafios do sistema de saúde, cujo quadro regulamentar complexo, rigor da demonstração de valor e eficácia financeira podem ser fatores desafiantes. É neste contexto que a test bed do Hospital da Luz está a atuar, em colaboração com startups e PME, para acelerar o desenvolvimento e sucesso das suas inovações”, afirma Francisca Leite, diretora do centro de formação do Hospital da Luz, Learning Health.

“A adesão na fase de pré-lançamento da test bed tem sido muito expressiva, mas continuamos a trabalhar fortemente para chegar aos 50 testes-piloto de produtos inovadores. Estamos, por isso, de portas abertas para receber o «the next big thing» em matéria de inovação no sector”, completa o responsável pela área de Inovação do Hospital da Luz Learning Health, Nuno André Silva, na mesma nota de imprensa.

A IHP nasceu de um consórcio entre Hospital da Luz Learning Health, o braço de formação e investigação,e o Hospital da Luz.

Ler artigo completo