Incêndio destrói cidade turística nas Montanhas Rochosas do Canadá

2 meses atrás 44

Mundo

O Parque Nacional de Jasper é uma das joias naturais do Canadá e uma das suas principais atrações turísticas. Na segunda-feira à noite, inesperadamente, as autoridades canadianas ordenaram a evacuação da cidade, no coração do parque, devido à aproximação das chamas.

Incêndio destrói cidade turística nas Montanhas Rochosas do Canadá

ASSOCIATED PRESS

Um incêndio florestal descontrolado destruiu parcialmente a cidade turística de Jasper, nas Montanhas Rochosas, no Canadá, confirmaram esta sexta-feira as autoridades canadianas.

Numa conferência de imprensa, Danielle Smith, chefe do governo da província de Alberta, onde se situam o Parque Nacional de Jasper e a cidade com o mesmo nome, garantiu, em lágrimas, que a cidade vai recuperar.

"A magia não se perdeu e nunca se perderá. O governo de Alberta fornecerá o apoio necessário para que as famílias e as comunidades recuperem e se reconstruam mais fortes, para que as gerações futuras possam continuar a experienciar esta comunidade única", disse, citada pela agência France-Presse.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, confirmou esta sexta-feira de manhã que autorizou o envio de militares para Alberta para ajudar a combater os 176 incêndios (54 fora de controlo) que estão atualmente ativos na província, na sequência do pedido feito na quarta-feira à noite por Smith.

O Parque Nacional de Jasper é uma das joias naturais do Canadá e uma das suas principais atrações turísticas. No ano passado, o parque, localizado na parte norte das Montanhas Rochosas canadianas, recebeu 2,48 milhões de visitantes.

Mais de 400 incêndios ativos no Canadá

Na segunda-feira à noite, inesperadamente, as autoridades canadianas ordenaram a evacuação da cidade, no coração do parque, depois de a mudança dos ventos ter empurrado dois incêndios florestais em direção à cidade onde residem cerca de 10.000 pessoas no verão.

Os 10.000 residentes de Jasper, juntamente com cerca de 25.000 turistas, foram retirados na terça-feira, embora as autoridades canadianas temam que ainda possa haver pessoas acampadas dentro do parque e que não tenham recebido ordens para desocupar o território.

O oeste do Canadá enfrenta uma onda de temperaturas elevadas que está a alimentar o surgimento de centenas de incêndios florestais. Só as províncias da Colúmbia Britânica e Alberta registavam esta sexta-feira 555 incêndios ativos.

Existem 983 incêndios florestais ativos em todo o país, dos quais 410 estão fora de controlo. Até ao momento, este ano, a área ardida no país é de 2,4 milhões de hectares.

No ano passado, o Canadá sofreu a pior época de incêndios florestais da história. Milhares de incêndios florestais queimaram 17 milhões de hectares de terra, cerca de 170 mil quilómetros quadrados.

Com Lusa

Ler artigo completo