Incubadora de empresas do Politécnico da Guarda acolhe primeira startup estrangeira

6 meses atrás 70

A incubadora de empresas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai acolher a startup norte-americana "Seed by Seed", a primeira financiada por investidores estrangeiros de pelo menos mais quatro que espera ter até ao final do ano.

Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a instituição de ensino superior indica que a instalação da "Seed by Seed", uma startup que "pretende facilitar o acesso a microcrédito a trabalhadores e pequenas empresas com pouca literacia digital", no âmbito da parceria estabelecida em 2023 com a Empowered Startups, vai ser oficializada na próxima sexta-feira, dia 8.

O arranque da "Seed by Seed" será desenvolvido em colaboração com o IPG e implementará dois projetos-pilotos em 2025 - um no concelho da Guarda, outro no concelho de Seia - com o projeto a ficar a cargo do norte-americano Michael Racki, que integra atualmente o conselho de administração da "GoDaddy", descrita como uma das maiores empresas do mundo ao nível do registo, gestão e armazenamento de domínios na internet.

"A atração desta startup só foi possível devido à aposta no apoio a projetos com uma forte base tecnológica da nossa incubadora", diz o presidente do IPG, Joaquim Brigas, apontando que "o modelo desnuclearizado da incubadora do IPG vai permitir apoiar os concelhos da região da Guarda na fixação e desenvolvimento de negócios empreendedores".

E, "ainda este ano vão ser integradas pelo menos mais quatro startups de investidores estrangeiros na incubadora do Politécnico da Guarda. Num futuro próximo, os concelhos da região poderão também acolher startups como a 'Seed by Seed'", adianta, citado na mesma nota.

Ler artigo completo