Inteligência artificial impulsiona índices asiáticos. Europa sem tendência definida

3 meses atrás 68

Os princípais índices asiáticos fecharam em terreno positivo, enquanto a Europa aponta para um início de sessão sem tendência definida.

Isto em dia de reunião do Banco Central Europeu (BCE), da qual se espera que resulte o tão antecipado alívio na política monetária restritiva empreendida desde julho de 2022. Os mercados esperam que o BCE corte as taxas de juro em 25 pontos base.

Os investidores vão estar, especialmente, atentos ao discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE, para encontrarem pistas sobre o futuro da política económica do espaço europeu e do mundo. Caso o banco central decida baixar as taxas de juro, será a primeira vez na história que a entidade europeia avança primeiro que os EUA, que ainda batalham contra uma inflação persistente.

Os futuros sobre o Euro Stoxx 50 mantêm-se inalterados, em relação ao fecho da sessão anterior.

Pela Ásia, as bolsas continuam a ser impulsionadas pelo entusiasmo em torno da Nvidia e da inteligência artificial, com as tecnológicas do continente a levarem o índice MSCI Asia Pacific para o valor mais elevado desde 28 de maio, numa valorização de 1%.

Na China, o Hang Seng, em Hong Kong, ganhou 0,6%, enquanto o Shangai Composite recuou 0,55%, numa altura em que os investidores continuam muito céticos em relação aos esforços de Pequim para apoiar o mercado imobiliário. Já no Japão, o Topix cresceu 0,2% e o Nikkei acompanhou a subida, ao valorizar 0,5%.

No entanto, o destaque na região vai para o índice de Taiwan, que foi impulsionado pelo grande crescimento da fabricante de chips TSMC que valorizou cerca de 4,7%, à boleia do entusiasmo em torno da inteligência artificial e da Nvidia. O Taiex saltou mais de 1,9% e liderou os ganhos da região.

Já na Índia, as bolsas continuam a recuperar da queda registada na terça-feira, depois de os aliados de Narendra Modi, o primeiro-ministro incumbente, terem formalizado o seu apoio à criação de um governo. O "benchmark" da região fechou a sessão de quinta-feira a valorizar 1,2%.

Ler artigo completo