Irão combate Israel em conjunto com aliados

6 meses atrás 54

Os grupos que são apoiados por Teerão lançaram, a partir do Líbano e do Iémen, ataques aéreos ao mesmo tempo que o Irão.

Cerca de 500 drones terão sido lançados sobre Israel nas últimas horas, devendo chegar ao espaço aéreo do Estado hebraico. Mas, segundo as últimas notícias, os misseis que terão sido lançados sobre Israel ainda não chegaram, numa altura em que isso já podia ter acontecido.

O número de drones e outras armas a caminho de Israel denuncia que o Irão conseguiu aliar todos os grupos que tem vindo a financiar, nomeadamente ou houthis do Iémen e os libaneses dos Hezbollah. Segundo as agências internacionais, todas estas forças lançaram ataques sobre Israel ´sensivelmente à mesma hora – esperando-se que os drones lançados a partir do Irão cheguem ao Estado hebraico cerca das 00h00, hora de Lisboa.

Recorde-se que já na passa sexta-feira dezenas de foguetes foram disparados contra posições israelitas, de acordo com o grupo libanês Hezbollah. Os combatentes do Hezbollah visaram “posições de artilharia inimigas (…) com dezenas de foguetes Katyusha”, disse o grupo em comunicado, acrescentando que foi “em resposta aos ataques do inimigo (…) aldeias do sul e casas civis”.

O exército israelita disse que “aproximadamente 40 lançamentos foram identificados cruzando do território libanês, alguns dos quais foram intercetados”. A Agência Nacional de Notícias do Líbano informou a passagem de aviões israelitas em vários locais perto da fronteira.

A violência matou até agora pelo menos 363 pessoas no Líbano, a maioria combatentes do Hezbollah, mas também pelo menos 70 civis, de acordo com a AFP.

Ler artigo completo