IRS. PS acusa governo de "arrogância" e diz que "perdeu credibilidade"

6 meses atrás 78

Emissão Renascença | Ouvir Online

Debate de urgência no Parlamento

17 abr, 2024 - 15:24 • Tomás Anjinho Chagas

Debate de urgência foi pedido pelo PS depois da polémica em torno da redução do IRS, que afinal não é de 1500 milhões de euros, mas de menos de 200 milhões. [em atualização]

A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, acusa o governo de ter montado "um embuste" em torno da redução do IRS e lamenta a falta de comparência do primeiro-ministro, Luís Montenegro e do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

"É um governo que utiliza da arrogância, quando diz que os outros estão todos errados e nós certos, ora se faz de vítima para mascarar a sua incompetência para governar. Mas há mais: este é um governo que - menos de duas semanas depois de tomar posse - já perdeu credibilidade e minou a sua relação de confiança com os portugueses", sublinha.

Alexandra Leitão diz que "80% da medida é do PS, 20% é do PSD", referindo-se à polémica redução do IRS, que em vez dos 1500 milhões de euros anunciados, contempla menos de 200 milhões de euros, que se juntam à redução implementada pelo anterior governo.

PSD desafia PS a dizer onde está a mentira

Em resposta, o líder da bancada do PSD, Hugo Soares, desafio os socialistas a indicar onde é que o primeiro-ministro mentiu sobre o IRS.

"É capaz de dizer a este Parlamento e ao país que o primeiro-ministro disse aqui coisa diferente do que disse em campanha eleitoral e o que estava escrito na página 35 do programa de governo?", lançou Hugo Soares.

[em atualização]

Destaques V+

Ler artigo completo