Israel sugere realojar palestinos em ilha artificial no Mediterrâneo

8 meses atrás 60

As declarações de Katz provocaram algum choque em Bruxelas entre os restantes ministros dos Negócios Estrangeiros, que se encontram reunidos a discutir o conflito entre Israel e Hamas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita sugeriu que os cidadãos da Palestina podem ser realojados numa ilha artificial no meio do Mar Mediterrâneo. Segundo o “The Guardian”, o plano lançado por Israel Katz já tem alguns anos.

O plano traçado por Israel levaria a que os palestinos abandonassem Gaza, deixando mais território para o país liderado por Benjamin Netanyahu.

As declarações de Katz provocaram algum choque em Bruxelas entre os restantes ministros dos Negócios Estrangeiros, que se encontram reunidos a discutir o conflito entre Israel e Hamas, nomeadamente o futuro da guerra e o futuro dos palestinos.

“Apresentámos a ideia de uma ilha artificial que seria uma pátria alternativa para os palestinos. Uma ilha daria aos palestinos serviços portuários e até mesmo um aeroporto no futuro”, apontou Katz aos homólogos. Fontes indicaram ao “The Guardian” que Katz terá mesmo apresentado um vídeo da ideia, enquanto alternativa à solução de dois Estados.

Um porta-voz da Autoridade Palestina já veio a público reagir às declarações, notando que a ideia não passa de uma “fantasia”, sendo ainda uma tentativa de Israel “desviar a atenção dos problemas reais de Gaza, resultantes do cerco israelita”.

Ler artigo completo