A Royal Enfield tem vindo a expandir a sua linha de produtos nos últimos anos para incluir motos que satisfaçam cada vez mais as necessidades dos clientes e o fabricante também tem planos para lançar várias motos novas este ano. Será que uma moto eléctrica faz parte desses planos? Bem, uma recente conferência de imprensa revelou novos detalhes sobre o lançamento da primeira moto eléctrica Royal Enfield.
A principal revelação dessa conferência foi que o fabricante está a desenvolver esforços para criar uma equipa comercial totalmente separada para gerir o departamento de veículos eléctricos da Royal Enfield. A equipa também tomou várias medidas nesse sentido. Umesh Krishnappa, que anteriormente era o Diretor de Tecnologia da Ola Electric, juntou-se para liderar essa equipa. Mario Alvisi, anteriormente na Ducati, juntou-se à equipa como Diretor Executivo de Desenvolvimento. A Royal Enfield tem trabalhado na construção das suas competências no espaço EV há já algum tempo. Em 2022, a empresa-mãe do fabricante, a Eicher Motors, fez um investimento de 50 milhões de euros na Stark Future, o fabricante espanhol de motos eléctricas de todo-o-terreno.
Avançando rapidamente para novembro de 2023, a Royal Enfield revelou o seu primeiro protótipo de moto elétrica, a Royal Enfield Himalayan Electric na EICMA 2023. O fabricante disse então que a moto é basicamente um ‘banco de testes’ para os seus futuros projectos e ofertas eléctricas. Quanto a saber se a ADV eléctrica será a primeira oferta eléctrica do fabricante, duvidamos muito disso. Se alguém quiser comprar uma ADV, a maior parte das vezes vai querer utilizá-la para passeios e aventuras fora de estrada, o que requer principalmente autonomia. Isso é algo que a nossa atual tecnologia de baterias e a infraestrutura de carregamento não serão capazes de proporcionar adequadamente.
É por isso que pensamos que a primeira moto eléctrica da Royal Enfield será algo semelhante a uma roadster retro que se destina principalmente a ser utilizada na cidade e para as ocasionais viagens em autoestrada. E também pensamos que um protótipo da versão final de produção poderá ser apresentado na EICMA 2024. A Royal Enfield confirmou na conferência de imprensa que o lançamento não será feito neste ano fiscal. Achamos que isso poderia acontecer em algum momento no final de 2025 ou no início de 2026.
Fonte:https://www.bikedekho.com