Jogou na NBA sete anos e agora qualificou-se para os Olímpicos...no vólei de praia

4 meses atrás 98

Aqui está uma história daquelas que não se ouve todos os dias. Chase Budinger, norte-americano de 36 anos, jogou na NBA entre 2009 e 2016 e terminou a sua carreira no basquetebol em 2017 e, agora, voltou à ribalta, depois de se ter qualificado para os Jogos Olímpicos 2024, em Paris, mas...no voleibol de praia.

Com formação universitária nos Arizona Wildcats, Universidade de respeito da NCAA, Chase Budinger entrou na NBA em 2009, após ser escolhido pelos Detroit Pistons com a escolha nº 44 do Draft e chegou a representar os Houston Rockets, Minnesota Timberwolves, Indiana Pacers e Phoenix Suns.

Terminou a carreira na NBA com 407 jogos e médias de 7,9 pontos por jogo, 1,2 assistências e 3 ressaltos e ainda representou os espanhóis do Baskonia - fez 29 jogosem 2016/17, mas optou por terminar a carreira em 2017. 

Apesar disso, a sua ligação ao desporto não terminou e, esta semana, Budinger conseguiu garantir a qualificação, juntamente com o seu colega Miles Evans, para o torneio Olímpico deste ano, que terá lugar em Paris, para voleibol de praia.

Por estranho que pareça esta mudança de modalidade do antigo jogador da NBA, a verdade é que a ligação de Budinger ao voleibol é já antiga e este praticou a modalidade no secundário, quando representava a La Costa Canyon High School em Encinitas, Califórnia. Chegou, de resto, a ser eleito o Jogador do Ano do Ensino Médio Nacional de 2005 pela Volleyball Magazine e MVP no Campeonato Nacional de Voleibol dos EUA de 2006.

Ao chegar à Universidade, interrompeu essa ligação ao volei, porque os Arizona Wildcats não tinham equipa masculina, mas reencontrou essa paixão após deixar o basquetebol. Agora, torna-se o primeiro da história a passar pela NBA e a disputar o torneio olímpico de voleibol de praia e, juntamente com o seu colega Evans e Andy Benesch e Miles Partain, vão representar os EUA.

Ler artigo completo