Jovens portistas à espera de um 'presente' contra os 'bebés do mar'

9 meses atrás 81

O FC Porto cumprirá calendário ante o Leixões, no próximo sábado, em Matosinhos, no último desafio que os homens de Conceição disputarão na Taça da Liga, no âmbito do Grupo D da competição. O Estoril venceu no último duelo com o FC Porto (pela segunda vez esta época), no dia seis de dezembro, e deixou os portistas sem hipóteses de se apurarem para a final four da competição. 

Já nesse encontro, Sérgio Conceição tinha promovido algumas mexidas no onze inicial, com as entradas de Cláudio Ramos para a baliza, Zé Pedro, João Mendes, Grujic (a substituir o lesionado Alan Varela) e do filho Francisco Conceição, que tem normalmente sido suplente utilizado. A Taça da Liga é um contexto propício a esse tipo de rotação no plantel.

Agora, avizinhando-se um jogo quase 'a feijões', o Natal e com o próximo jogo da Liga, contra o Chaves, só no dia 29, é provável que Conceição aproveite a próxima partida para dar algumas chances a jogadores menos utilizados. Vamos olhar para alguns casos que podem beneficiar de um 'presente' antecipado. 

Três avançados 'na gaveta' e extremos a 'pedir' minutos 

Há um 'core' de jogadores de que Sérgio Conceição nunca abdica. Diogo Costa é o jogador com mais minutos, participando em 21 partidas. Muito perto estão Pepê, Mehdi Taremi e Stephen Eustáquio, os únicos que alinharam em 22 jogos pelo FC Porto, esta época. Contra um adversário como o Leixões e com o cenário já descrito, talvez esses elementos fiquem de fora.

No ataque, há três jogadores menos utilizados até ao momento, 'tapados' pela dupla de confiança de Sérgio: Taremi e Evanilson. Toni Martínez, Danny Namaso e o recém-contratado Fran Navarro rondam os 300 minutos de utilização e espreitam uma oportunidade no onze inicial. Toni já fez o gosto ao pé por duas vezes esta época, enquanto que Namaso e Navarro somaram apenas um golo. 

Quanto a extremos, Francisco Conceição pode ganhar de novo a titularidade, imitando o jogo com o Estoril. Foi titular em apenas quatro ocasiões. A 'arma secreta' do FC Porto também pode ser outra hipótese - Gonçalo Borges, extremo formado no Olival que tem entusiasmado os adeptos sempre que entra em jogo. Foi titular apenas uma vez.

Um 'mago' espanhol à espreita e defesa... com poucas alternativas

No meio-campo, Iván Jaime também tem esperado por uma oportunidade para mostrar todo o seu valor. Fez até agora 338 minutos, quatro como titular. Romário Baró foi 'reabilitado' esta época para a equipa principal após sucessivos empréstimos e fez sete jogos (inclusive contra o Benfica, em duas ocasiões, e contra o Barcelona). Também espreita mais uma hipótese. Marko Grujic, que perdeu espaço este ano, também é alternativa.

No setor defensivo, um dos mais 'remendados' por Sérgio Conceição devido a lesões e castigos, não seria uma surpresa uma nova aposta em João Mendes, do lado esquerdo e Zé Pedro, dois jogadores que têm ganho espaço depois de subirem ao primeiro plantel. De relembrar que Pepe estará castigado. Do lado direito, o mexicano Jorge Sánchez pode fazer descansar João Mário, que teve recentemente problemas físicos, ou até surgir a primeira titularidade de Martim Fernandes, de 17 anos, que já se estreou este ano. 

Por uma questão de coerência, Cláudio Ramos deverá ser o escolhido para a baliza, tendo já participado em três encontros de Taças este ano. A não ser que Conceição dê um 'presente' ao brasileiro Samuel Portugal, que aguarda a estreia oficial pelo FC Porto. Escolhas não faltam o técnico portista, falta saber o nível de rotação pretendido. 

Leia Também: FC Porto prepara receção ao Leixões. Conceição tem duas 'dores de cabeça'

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo