Lagarde rejeita modo ‘pomba’ e garante que BCE vai manter a vigilância

9 meses atrás 71

Fed sinalizou que se prepara para cortar nos juros em 2024, mas o BCE insiste no discurso de manutenção de taxas elevadas durante mais tempo. Apesar do recuo da inflação, BCE continua cauteloso.

Devemos baixar a guarda? Não, definitivamente”. Este foi o momento-chave da conferência de imprensa presidida por Christine Lagarde após o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado a sua decisão na quinta-feira. “Definitivamente, não discutimos hoje cortes nas taxas”, reforçou.

Sem surpresas, as taxas ficaram inalteradas pela segunda reunião consecutiva. O conselho do BCE justificou a decisão com risco de a inflação poder vir a subir temporariamente no curto prazo. As projeções apontam para uma redução gradual em 2024 para atingir os 2% em 2025. Recorde-se que em novembro a inflação atingiu os 2,4% longe dos mais de 9%atingidos em 2022.

E o que reserva o futuro? A líder do BCE manteve-se em modo falcão, rejeitando o modo pomba, garante que a instituição vai manter-se vigilante e que vai manter as taxas de juro “em níveis suficientemente restritivos durante o tempo que for necessário”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo