Leão ruge para as «meias»

4 meses atrás 83

Numa clara demonstração de superioridade e com relativa tranquilidade, o Sporting recebeu e venceu o Torreense por 7-0 no jogo 2 dos quartos de final e garantiu a qualificação para as meias finais da Liga Placard.

Com os play-offs já adiantados, o Torreense jogava o tudo ou nada, enquanto o Sporting procurava dar o salto para as meias finais, depois da vitória no jogo 1 dos «quartos» (1-4). O João Rocha recebia a partida e apresentava boa casa.

Tal como esperado, o Sporting assumiu desde cedo as rédeas do jogo, sempre com uma rotação profunda e constante, para não baixar o ritmo. O Torreense, por sua vez, apostava claramente na solidez defensiva e na transição, para também causar desconforto aos leões e jogar com esse lado psicológico.

Durante muito tempo isso resultou e Gutta e a muralha defensiva iam-se mostrando intransponíveis, mas Pany Varela serviu de «saca-rolhas» e abriu o jogo nos últimos cinco minutos da 1ª parte. O ala português foi tentando vários movimentos na esquerda, tanto pela ala como a deambular para o meio, e foi num deles que fez o 1-0, aos 16'. Logo a seguir, aos 17', Sokolov faturou num canto estudado e, aos 18', Merlim fez um autêntico golaço para o 3-0, num chapéu daqueles que ficam na memória. Vantagem justa ao intervalo.

O resultado fez com que o ritmo de jogo baixasse ligeiramente no arranque da 2ª parte, mas o Torreense ainda tentou responder no início. Contudo, logo aos 25', Merlim marcou de livre direto e o jogo mudou. A partir daí, o Torreense começou a apostar no guarda-redes avançado e passou a ter, por fim, mais bola no ataque, mas mostrou-se algo ineficiente nessa situação e quase só criou perigo em remates de longe, na zona frontal.

Com a capacidade defensiva do Sporting no 5x4, o jogo tornou-se fácil e os comandados de Nuno Dias foram aproveitando para dilatar a vantagem a partir daí. Zicky (33'), Tatinho (35') e Pauleta (37') marcaram mais três, todos eles na transição, e fecharam o resultado final, justo, nos 7-0. O Sporting deixou o Torreense pelo caminho e fica nas meias finais à espera do Ferreira do Zêzere ou do Leões Porto Salvo.

Ler artigo completo