Lembram-se deste Ferrari F40? Há boas notícias

2 meses atrás 49

Os carros não ardem todos da mesma forma. No caso do Ferrari F40 que ardeu há uns anos nas ruas do Mónaco esta frase aplica-se na plenitude.

Ter um Ferrari F40 na garagem é o sonho de qualquer aficionado de automóveis. É uma afirmação pacífica, julgo eu. É um modelo unânime: toda a gente gosta. Pelo menos quem tem bom gosto — que comece a polémica em 3,2,1…

Polémicas à parte, falámos precisamente sobre isso durante largos minutos neste podcast — quem já ouviu este episódio sabe que era impossível ter sido de outra maneira.

E por favor, não liguem ao Ferrari F50 na capa deste episódio:

Uma conversa animada, que me recordou um episódio triste e que radicou neste artigo sobre o incêndio de um Ferrari F40 em 2020 nas ruas do Mónaco.

Foi praticamente consumido pelas chamas — e aqui a palavra “praticamente” faz toda a diferença. Estas imagens podem impressionar os mais sensíveis.

Há boas notícias

Fui novamente à procura de informações sobre este Ferrari F40 e tive uma agradável surpresa. Este F40 foi totalmente restaurado e devolvido à sua forma original.

O processo de restauro foi levado a cabo pela RM Autosport, uma empresa monegasca especializada em supercarros.

Infelizmente não existem imagens do resultado final, que seguramente não deve ficar nada a dever à sua condição original.

Quando falamos de supercarros exclusivos, não são feitas concessões no processo de restauro. Nem as próprias marcas ficam alheias a todo o processo. Não é apenas uma questão de valores, é também uma questão de legado.

Ferrari F40 carbonizado, traseira 3/4

Não é apenas um supercarro

É que já passaram mais de 35 anos desde o lançamento do Ferrari F40 e este modelo continua a ser considerado por muitos o pináculo da marca — além de ter sido o último lançado com Enzo Ferrari, fundador da marca, em vida.

É um daqueles modelos cujos números não dizem tudo. Não era apenas um supercarro com um nobre motor V8 biturbo com mais de 470 cv.

O Ferrari F40 era sobre competição, tecnologia e claro, paixão. Uma paixão que neste caso foi mais ardente do que devia…

Agora, algures no mundo, no interior de uma garagem, este Ferrari F40 repousa novamente em toda a sua glória. Tal e qual uma Fénix renascida das cinzas. Muito provavelmente, mais ou menos assim:

Ferrari F40

Felizmente ou infelizmente, o caso deste F40 não é caso único. Há poucos meses publicámos um artigo onde dávamos conta de outro cavalino rampante ardido: um Ferrari 500 Mondial Spider destruído por um incêndio numa corrida.

Mais uma vez, as imagens podem impressionar. As imagens e o preço pelo qual foi a leilão…

Ler artigo completo