Leões e dragões na busca pela glória europeia

2 horas atrás 16

Mias uma semana, mais uma jornada europeia para as equipas portuguesas e, esta quarta-feira, é a vez de Sporting e FC Porto entrarem em ação na FIBA Europe Cup, em busca de uma importante vitória.

Os leões são os primeiros a entrar em ação, visitando o reduto dos polacos do Anwil Wloclawek, uma das favoritas do grupo - a par do Dinamo Sassari - e, por isso, um teste de fogo para os comandados de Luís Magalhães.

Além disso, o Sporting quer corrigir a inesperada e pesada (emocionalmente) derrota na última jornada, frente ao Dnipro, por 70-78, sabendo que, face a isso, terá que ir buscar pontos algures para avançar para a próxima fase. Terá, no entanto, que contrariar a fisicalidade polaca.

Sérgio Silva, base do Sporting, em discurso direto:

Antevisão: «É um jogo importante. O início da Liga não correu pelo melhor, vimos de duas derrotas consecutivas, uma delas na FIBA Europe Cup, mas estamos motivados para continuarmos a trabalhar, pois ainda tudo está em aberto e isso permite-nos pensar que se continuarmos a trabalhar, unidos e focados, acredito que vamos conseguir atingir os nossos objetivos.»

Entrar para vencer: «Não entramos derrotados até porque representamos o Sporting CP. Temos a consciência da qualidade do nosso adversário de quarta-feira, uma equipa com um cinco inicial muito forte, bons norte-americanos e bons atletas de outras nacionalidades, que pratica talvez um basquetebol mais físico, mas nós também temos excelentes jogadores. O Sporting CP entra em todos os jogos com a perspetiva de ganhar. Este pode ser o momento da reviravolta, uma vitória na Polónia seria excelente. Temos de dar sempre o nosso melhor e continuarmos a evoluir.»

Qualidade adversária: «Temos no nosso grupo duas excelentes equipas, que inclusivamente já ganharam esta prova europeia, uma delas o KK Anwil Wloclawek, que tem um grande investimento e muita qualidade. Temos de procurar competir ao máximo com eles e vamos precisar de ter superação e um bom coletivo. Para nós é muito importante construir uma equipa para que, nos momentos decisivos, possamos estar na luta. Temos de tentar estar ao nosso melhor nível e superarmo-nos.»

O FC Porto, por sua vez, entra mais tarde em ação e recebe, no Dragão, os belgas do Limburg United, assumindo, neste caso, algum favoritismo. É também um jogo de extrema importância para os dragões, na luta pela perseguição aos gregos do PAOK, líderes do grupo.

A turma comandada por Fernando Sá também vem de uma pesada derrota, precisamente contra o PAOK (89-70) e sabe da importância de vencer os seus jogos em casa na Europa. Contará com o apoio dos seus adeptos, mas terá que ter cuidado com os atiradores, e o lote de norte-americanos, do Limburg.

Max Landis, base do FC Porto, em discurso direto:

Antevisão: «É um jogo muito importante na nossa caminhada europeia. Eles são uma boa equipa, bem treinada e sei disso porque joguei um ano na Bélgica. Serão um adversário complicado.»

Ler artigo completo