Livre quer mais jovens nas instituições europeias

3 meses atrás 82

Europeias 2024

O cabeça de lista do Livre às eleições europeias tirou a manhã do quarto dia de campanha para ouvir estudantes do ensino superior. Defendeu que deveria haver mais jovens nas instituições europeias e ouviu as preocupações dos estudantes de Coimbra.

O cabeça de lista do Livre, Francisco Paupério, visitou a Universidade de Coimbra e mostrou-se solidário com as lutas e reivindicações dos estudantes portugueses. Durante o quarto dia de campanha para as eleições europeias, Francisco Paupério reuniu-se com representantes da Associação Académica de Coimbra (AAC).

O cabeça de lista do Livre ficou a conhecer as dificuldades que os estudantes enfrentam quanto ao acesso à habitação e à saúde mental, nomeadamente, acesso a psicólogos.

A proposta da AAC, que consta da moção estratégica para as eleições europeias, apresentada hoje ao Livre, prevê a criação de um Comité de Juventude Europeu.

Francisco Paupério admite que a implementação não será fácil, mas explicou que também o Livre tem uma proposta para melhorar a representação dos jovens na União Europeia, através da introdução de quotas.

Por outro lado, estudantes e Livre concordaram também na necessidade de uma resposta europeia ao problema da habitação e da falta de alojamento estudantil e enquanto a AAC defendeu um programa europeu de alojamento universitário, Francisco Paupério explicou que o reforço do investimento na reabilitação de casas servirá igualmente os estudantes.

"Já temos feito esse trabalho em Portugal e queremos expandir para o parlamento europeu", afirmou o candidato.

O cabeça de lista do Livre às eleições europeias de 09 de junho é um dos candidatos portugueses mais novos e quer ver mais jovens nas instituições europeias e no Parlamento Europeu.

Com Lusa

Ler artigo completo