Lucros da McDonald’s sobem 37% em 2023

7 meses atrás 91

As receitas totais da cadeia de restaurantes aproximaram-se dos 11,65 mil milhões de euros no último ano. Olhando exclusivamente ao quarto trimestre, o crescimento ficou-se pelos 8%, em face da quebra nas vendas em mercados como o Médio Oriente.

A McDonald’s registou lucros de 8,47 mil milhões de dólares (7,85 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) em 2023, 37% acima do observado no ano anterior. Em simultâneo, os resultados operacionais deram um salto de 24% e atingiram 11,65 mil milhões de dólares (10,8 mil milhões de euros).

Olhando ao quarto trimestre, os lucros ascenderam 2,04 mil milhões de dólares (1,90 mil milhões de euros), o que representa um aumento homólogo de 8%. A receita líquida alcançou 6,41 mil milhões de dólares (5,96 mil milhões de euros) no mesmo período. Posto isto, as ações da companhia renderam 2,80 dólares cada (após 2,59 dólares no quarto trimestre de 2022), o equivalente a 2,60 euros.

Os dados foram divulgados em comunicado, pela empresa, esta segunda-feira. Apontam para uma subida de 3,4% nas vendas, abaixo dos 4,7% estimados pela StreetAccount, uma situação que resultou da queda dos números da cadeia de restaurantes no Médio Oriente, em face da situação guerra entre Israel e o Hamas, de acordo com o que se escreve no documento.

De referir que uma série de protestos se levantaram contra a gigante dos hambúrgueres, associadas à ideia de que a empresa, com sede em Illinois, nos Estados Unidos, terá uma posição pró-Israel no que diz respeito àquele conflito.

No mesmo comunicado, a empresa reitera que estima que continue a ser notório “um impacto negativo nas vendas globais e nas receitas enquanto a guerra continuar”. De resto, na China (segundo maior mercado da cadeia à escala global), a tendência dos resultados também é descendente. O mesmo aconteceu na Índia, onde se registou um recuo dos números pela primeira vez desde o 2020.

Ler artigo completo