Luz ao fundo do túnel? Fabio Quartararo com novo motor em Sepang: ‘Terá mais potência; O Álex Rins testou-o e parece ser melhor’

3 horas atrás 17

A Yamaha não pára e mesmo com a época a terminar continua a mostrar sinais de empenho para reverter a situação atual no MotoGP, relacionada com uma competitividade aquém do esperado. Este fim de semana há novo trabalho pela frente, com a equipa a testar um motor novo, que Fabio Quartararo, com base no feedback do seu colega de equipa, refere parecer ser melhor, sobretudo em termos de potência.

Sobre o que espera no GP admite que não sabe o que esperar, devido à falta de competitividade da moto, sendo que cada «novo» GP é um desafio incerto: ‘É difícil dizer o que esperas quando chegas a uma pista [atualmente]. Antes sabíamos o que esperar, mais ou menos: «’Esta é boa’, ‘esta é mais ou menos’, ‘esta não tão boa’» mas agora não temos ideia’.

No entanto este será um fim de semana para testar, dado que a equipa surge com um novo motor: ‘A questão é que temos coisas novas para experimentar este fim de semana, um novo motor e do meu lado quero testar mais coisas diferentes na eletrónica, porque há muito tempo que quero testar algo diferente, também com o meu estilo de pilotagem. Se tenho de testar algo a moto também tem de me dar coisas diferentes, e iremos fazer grandes mudanças na eletrónica e talvez seja bom ou mau, não sei, mas não creio que estejamos em posição de pensar num resultado especificamente, mas sim testar algo grande que talvez possa ser uma ajuda para nós’.

Se já havia testado este motor anteriormente, Quartararo esclareceu que sim, mas pouco, dado que houve um problema: ‘Testei [este motor] mas apenas em algumas voltas e tive um problema na eletrónica, que não estava a funcionar bem. O Álex [Rins] testou-o e parece ser claramente melhor. As minhas sensações não foram más portanto… Normalmente terá mais potência, porque eu e o Álex temos motores diferentes e o meu foi sem mais baixo em termos de potência, era o que gostava mais e espero que este seja mais potente’.

Se potência é a maior diferença deste motor para o seu, ou se há algo mais, o francês retorquiu: ‘Sinceramente, no que testei não senti nada de muito diferente porque tivemos um problema com a eletrónica, e muitas coisas para testar, e não me lembro bem mas parece que nos dá mais potência, e vocês irão ver que trazemos também um novo escape, que tiramos, colocamos, tiramos, colocamos e é isso que iremos utilizar este fim de semana’.

‘Nova especificação? Não sei. Usámos já quatro ou cinco motores, muitos chassis, muitas coisas’, concluiu.

Ler artigo completo