Madeira: PTP critica ‘Houdinis’ dos fundos europeus

3 meses atrás 66

“Aqui em Portugal e na Madeira também temos os Houdini dos fundos europeus que fazem desaparecer com uma assinatura milhões de euros em apoios da União Europeia”, disse o candidato do PTP, José Manuel Coelho.

A candidatura do PTP Madeira às eleições europeias de 9 de junho, que tem como cabeça-de-lista José Manuel Coelho, criticou os Harry Houdini dos fundos europeus que existem em Portugal e na Madeira, em referência ao mágico com nacionalidade húngara e norte-americana que praticava escapismo e ilusionismo.

“Aqui em Portugal e na Madeira também temos os Houdini dos fundos europeus que fazem desaparecer com uma assinatura milhões de euros em apoios da União Europeia“, disse José Manuel Coelho, usando como exemplo Patrícia Dantas, antiga deputada do PSD na Assembleia Legislativa da República, que responde em tribunal num processo ligado à Associação Empresarial do Minho (AIMINHO), que envolve fundos europeus.

Mais recentemente Patrícia Dantas acabou por se demitir de adjunta do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, em abril, devido ao processo judicial, que envolvia a AIMINHO, e que teve início em 2017.

Em causa estava um alegado esquema fraudulento, que permitiu a obtenção de fundos comunitários, através da AIMINHO, com ligações à Madeira, que envolve 126 arguidos, entre os quais Patrícia Dantas, que terá causado um desvio de pelo menos 10 milhões de euros, de acordo com a RTP.

O Ministério Público, referiu na altura à RTP, que suspeitava que Patrícia Dantas simulou assinaturas e passou duas faturas falsas.

Ler artigo completo