MAI garante "averiguação" a veículos da PSP parados

9 meses atrás 87

País

Vários carros de patrulha da PSP estão parados. Deverão ser mais de uma centena os carros inoperacionais e "sem condições para circular" nos comandos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Porto e Açores.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, diz que está a ser feita uma avaliação para averiguar os carros de patrulha que estão em condições de circular.

"Nenhuma viatura pode circular sem ter as revisões efetuadas. Foi feita uma averiguação da Inspeção Geral da Administração Interna. Não há orientação nem instrução de qualquer chefia para que conduzam viaturas sem que tenham revisão realizada", garante.

O responsável, que falava as jornalistas esta terça-feira no protesto de polícias da PSP, garante ainda que irá haver um reforço de mais 700 novas viaturas para a PSP e GNR, num valor superior a 30 milhões de euros.

Protesto dos polícias da PSP

Os polícias da PSP voltaram esta terça-feira à tarde a concentrar-se em várias cidades do país em protesto por melhores condições de trabalho e salários.

O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Santos, precisou que Porto, Guarda, Coimbra e Faro são algumas das cidades onde os polícias estão concentrados, além de Lisboa, em frente à Assembleia da República.

Os polícias iniciaram na segunda-feira vários protestos por melhores condições salariais e de trabalho, ações que tiveram início num movimento inorgânico que surgiu dentro da PSP contra o suplemento de missão atribuído pelo Governo apenas à Polícia Judiciária.

Forças de segurança protestam por melhores condições

Carros de patrulha parados

Desde o final da tarde de segunda-feira que vários carros de patrulha da PSP, principalmente no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), estão parados, alegando os polícias que estão inoperacionais e com várias avarias.

Fonte da PSP disse à Lusa que são mais de uma centena os carros inoperacionais e "sem condições para circular" nos comandos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Porto e Açores.

MAI garante estar ao lado dos polícias

O ministro da Administração Interna garantiu esta terça-feira que tem "estado sempre do lado dos polícias", acusando a oposição de tentativa de instrumentalização, após o Chega ter proposto a atribuição de suplementos da Polícia Judiciária às forças de segurança.

"Julgo que todos têm consciência -- aliás, reconhecem -- que tenho estado sempre do lado dos polícias. O Governo tem estado do lado dos polícias", adiantou José Luís Carneiro, salientando que há "um suplemento, por serviço, nas forças de segurança que varia entre os 292 euros e os 1.143 euros" e que se deve "evitar a instrumentalização de setores que são vitais à segurança coletiva e às funções de soberania".

Ler artigo completo