Mais de 8.500 professores vão progredir para o 5.º e 7.º escalões

10 meses atrás 102

Mais de 8.500 professores vão progredir para o 5.º e 7.º escalões este ano, tornando-se 2023 no ano em que um maior número de docentes transitam de escalão, segundo o Ministério da Educação.

Esta sexta-feira foi publicada a lista definitiva dos docentes que progridem para os 5.º e 7.º escalões, "sendo 2023 o ano com o maior número de progressões (4.941 para o 5.º e 3.620 para o 7.º)", refere a tutela liderada por João Costa, em comunicado.

No total, são 8.561 os professores que sobem de escalão.

"Transitaram todos os professores que, por avaliação de mérito, estão dispensadas da existência de vaga", tendo o acelerador das carreiras permitido "que todos os docentes abrangidos pelos períodos de congelamento progredissem através da criação de vagas adicionais", destaca o Ministérito.

Assim, em 2023, com o mecanismo de aceleração de progressão na carreira, 92,37% docentes obtiveram vaga para acesso ao 5.º escalão e 96,87% docentes obtiveram vaga para acesso ao 7.º escalão.

O mecanismo, realça o Ministério, "permite a isenção de vaga para progressão e a recuperação do tempo em espera para todos estes professores, continuando a sua aplicação a produzir efeitos também nos anos seguintes, duplicando o número de professores que progrediriam em condições normais".  

Leia Também: Fenprof protesta pela reinscrição de "milhares de professores" na CGA

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo