Mais de um terço dos voos partem dos aeroportos nacionais com atraso. TAP entre os piores números

8 meses atrás 78

Os aeroportos nacionais são dos registam piores números à escala internacional, de acordo com os dados levantados pela AirHelp. A TAP tem uma das mais baixas taxas de pontualidade, já que dois em cada cinco voos partiram com atraso, em 2023.

Mais de 11 milhões de passageiros partiram dos aeroportos portugueses com atrasos em 2023. Trata-se de mais de um terço (36%) dos passageiros, num total de mais de 80 mil voos que descolaram mais tarde do que o previsto.

Os dados são da AirHelp, organização de defesa dos direitos dos passageiros aéreos e ditam que Portugal figura entre os países europeus com maior taxa de voos atrasados. De resto, verificam-se aumentos face a 2022, já que naquele ano foram 63 mil os voos com atraso, que transportavam 9 milhões de pessoas, o que corresponde a 34% do total de passageiros que partiram dos aeroportos nacionais naquele ano.

Ora, para a tendência de aumento dos atrasos muito tem contribuído a TAP, já que, dos 70 mil voos operados, só 59% descolou com pontualidade, o que significa uma taxa de 41% de voos atrasados face à hora marcada para a partida. Só a easyJet fez pior, com a taxa de pontualidade a não ir além dos 56%.

Os melhores números foram registados pela Eurowings, cuja pontualidade ascendeu aos 93%, o que representa uma larga margem para a concorrência mais próxima. Prova disso é que a JET2 ocupou a segunda posição, em 81%, seguida pela Iberia, nos 79%. Seguiu-se a Ryanair e a KML, ambas com 72% dos seus voos a descolarem à hora marcada.

Lisboa destaca-se, pela negativa, no que diz respeito à pontualidade

Analisando os dados nacionais por aeroportos, há um dado que salta à vista, que é a baixa taxa de pontualidade do aeroporto de Lisboa, face aos restantes aeroportos nacionais. Dos mais de 100 mil voos operados, que transportaram mais de 16 milhões de passageiros, só 55% apresentaram atrasos.

Melhores números foram registados na base das Lajes (mais de 6 mil voos e 500 mil passageiros) e em Faro (27 mil voos e mais de quatro milhões de passageiros), ambos os aeroportos com uma taxa de pontualidade que alcança 72%. O líder é o aeroporto do Porto (46 mil voos e mais de sete milhões de passageiros), no qual 73% dos aviões partiram com pontualidade.

Ler artigo completo