Marcelo felicita escritora Djaimilia Pereira de Almeida por prémio

2 meses atrás 40

Em nota na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns à escritora -- que é consultora da Casa Civil --, na sequência da atribuição do Grande Prémio de Romance e Novela ao livro "Toda a Ferida é uma Beleza".

"Djaimilia Pereira de Almeida cedo sobressaiu no panorama na literatura luso-angolana, mantendo uma presença na crónica, no ensaio e na ficção, tendo privilegiado temas ligados às migrações, inclusão, não-discriminação, papel da mulher e juventude, nomeadamente nas áreas metropolitanas e urbanas", elogiou o chefe de Estado.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o galardão "representa um novo coroar de um trabalho discreto e socialmente empenhado, reconhecido cá dentro e lá fora".

'Toda a Ferida é uma Beleza', que conta com ilustrações de Isabel Baraona, é uma novela "que faz da brevidade o lugar do mistério e da poesia: na contenção da sua escrita reside o essencial da estranheza de um mundo ao mesmo tempo ingénuo e cruel, infantil e adulto. E o leitor é levado, pelas palavras tanto quanto pelos desenhos, ao reino de uma impiedosa fantasia, além do real", afirmou o júri do prémio.

O Grande Prémio de Romance e Novela é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Escritores com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Com um valor monetário de 15.000 euros, este prémio foi atribuído no ano passado a Lídia Jorge, por "Misericórdia".

Djaimilia Pereira de Almeida é autora de mais de uma dezena de obras, nomeadamente "Esse Cabelo", "Luanda, Lisboa, Paraíso", "As Telefones", "Ferry" e "O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo".

A autora soma vários prémios literários, nomeadamente os prémios Fundação Inês de Castro, Fundação Eça de Queiroz e o Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa.

"Toda a Ferida é uma Beleza" foi editado pela Relógio d'Água em junho do ano passado.

Leia Também: 'Toda a Ferida é uma Beleza' vence Grande Prémio de Romance APE

Ler artigo completo