Marcelo refuta críticas à Proteção Civil e defende “boa coordenação” com Governo

1 mes atrás 32

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a “muito boa coordenação” e “capacidade de resposta muito rápida” entre Proteção Civil e Governo.

O Presidente da República deixou vários elogios à Proteção Civil e ao IPMA pela atuação das duas entidades na gestão do sismo e rápida resposta. Marcelo Rebelo de Sousa sustentou, em conferência de imprensa, que “funcionou tudo o que devia ter funcionado” na resposta ao sismo de magnitude de 5.3, sentido na madrugada desta segunda-feira.

O Chefe de Estado destacou a “muito boa coordenação entre Governo e Proteção Civil” e ainda a “capacidade de resposta muito rápida”. Em entrevista à “SIC Notícias” e à “RTP”, Marcelo já tinha admitido ter sido contacto por Paulo Rangel para dar conta do terramoto e de todo o trabalho já desempenhado pelas instituições.

As críticas à Proteção Civil surgiram no seguimento da organização ter escolhido apenas comunicar na rede social Facebook, justificando-se com a maior prevalência e maior alcance desta rede social.

Ainda assim, sustentou o sentimento de “serenidade, tranquilidade e normalidade”. “É um começo de semana normal e natural e sem razões nenhumas de preocupação particular”, considerou.

O sismo de 5.3 foi o maior já sentido em Portugal Continental desde 1969, quando foi sentido um abalo de 7.9 na escala de Richter. O IPMA referiu que já foram registadas quatro réplicas de pequena magnitude, mais uma do que entretanto revelada pela Proteção Civil, embora nenhuma destas tenha sido sentida pela população.

Ler artigo completo