Simao tem apenas três anos, mas comportou-se como 'gente grande' e foi um verdadeiro herói, tendo salvado toda a sua família de um incêndio em casa, em Lagord, França.
Tudo aconteceu na noite de 3 para 4 de maio, quando deflagrou um incêndio na casa da família Luzio, quando todos estavam a dormir - o pai, David, a mãe, Julie, Simao, a irmã Lilya, de oito anos, e uma amiga desta.
Tal como conta o jornal regional francês Sud Ouest, foi o pai quem acordou primeiro e viu as chamas no teto do quarto da filha, contudo, o homem sofre da doença de Charcot-Marie-Tooth e não se conseguia mexer nem falar.
De alguma forma, o homem conseguiu acordar Simão, que dormia com ele e com a mulher e foi a criança que percebeu que algo se passava e alertou a mãe, que tirou toda a gente da casa. A habitação ficou destruída, mas a família escapou sã e salva.
"O Simao tinha tido um pesadelo e veio dormir entre nós", contou a mãe, que lembra que saltou da cama após o sucedido. "O cheiro apanhava-me logo o nariz e depois havia aquele barulho... Ouvia-se o crepitar da madeira a arder", lembrou, explicando que apressou "toda a gente", chamou os bombeiros e pediu depois às crianças que tocassem às campainhas dos vizinhos.
O fogo tomou todo a casa e alastrou-se à habitação do lado, onde vivia uma idosa, de 81 anos, que também saiu ilesa.
"Perdemos tudo. Estou a pensar no meu vestido de noiva, nos vestidos de batizado das crianças", lamentou Julie. "Pergunto-me o que teria acontecido se o Simão não tivesse tido um pesadelo e se não tivesse dormido connosco", frisou.
A história não deixou ninguém indiferente e gerou uma enorme onda de solidariedade, tendo sido criada uma campanha de angariação de fundos para ajudar a família, que já arrecadou mais de oito mil euros.
Segundo Julie, o fogo terá começado no sistema de ventilação.
Leia Também: Chamaram-lhe "louco", mas em 34 anos (e sem experiência) ergueu castelo