Menor não foi à escola durante 3 anos em Sevilha e ninguém percebeu

7 meses atrás 101

A polícia local de Sevilha, em Espanha, localizou uma menor, de 14 anos, que não frequentava a escola desde os 11. 

O facto de a criança não ter sido escolarizada ao longo dos últimos três anos passou despercebido aos serviços sociais da Câmara Municipal de Sevilha e da Junta de Andaluzia, mesmo depois de, no verão, um hospital alertar para uma possível situação de abandono, depois de a menor ter sido tratada por cortes no braço que atribuiu a uma discussão com a mãe, conta o El País.

Os profissionais de saúde transmitiram o relatório médico e a sua avaliação ao ao Serviço de Proteção de Menores da Junta de Andaluzia, que solicitou informações aos serviços sociais da Câmara Municipal de Sevilha sobre a situação da menor. 

Só em janeiro deste ano, após uma chamada de uma educadora social dos Serviços Sociais municipais, a relatar que a adolescente e a sua família não tinham comparecido a uma das consultas de controlo ativadas após o alerta do hospital hospital, é que se detetou que a menor não frequentava a escola.

A polícia local, que trabalha em coordenação com os serviços sociais da Câmara Municipal de Sevilha, espoletou uma busca e encontrou a menor, num balcão de pagamentos e cobranças, num estabelecimento comercial pertencente ao pai, acompanhada da mãe. 

Não foi esclarecido se a menor, que se encontrava bem de saúde, estava a trabalhar ou apenas acompanhava a mãe.

Durante as diligências, perceberam que a criança não frequentava a escola desde os 11 anos. A última escola tinha sido frequentada até fevereiro de 2021 e tinha sido feita uma transferência de matricula para outro escola. Contudo, esta matricula nunca foi formalizada. 

Os pais asseguraram que a jovem será reencaminhada para a escola. A família ficará sob a supervisão dos serviços sociais da Câmara Municipal para garantir que a adolescente frequenta o estabelecimento.

Leia Também: CIA usa vídeo para recrutar agentes duplos na Rússia. Kremlin já reagiu

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo