Metade das empresas geo-distribuídas enfrentam problemas de rede

2 horas atrás 14

Um terço das empresas industriais europeias com múltiplas localizações (36%) depara-se com problemas de rede regulares, registando problemas uma a três vezes por mês, enquanto apenas 11% dos inquiridos europeus declararam enfrentar tais desafios uma a duas vezes por ano, de acordo com um relatório da Kaspersky.

As empresas industriais frequentemente operam com uma infraestrutura geograficamente distribuída, o que inclui fábricas, filiais e outras instalações críticas em diferentes locais. Essa configuração pode resultar em diversos desafios, incluindo questões logísticas, barreiras de comunicação, dificuldades na coordenação das operações e na manutenção de padrões de qualidade consistentes, além de conformidade com a regulamentação local.

Além dos problemas já mencionados, as empresas com múltiplas localizações enfrentam regularmente questões de segurança da informação e de infraestruturas de TI. Assim, e de acordo com um relatório da Kaspersky intitulado “Managing geographically distributed businesses: challenges and solutions”, 37% das empresas industriais europeias consideram a detecção e resolução eficazes de incidentes de cibersegurança como a tarefa mais difícil.

Outros desafios significativos incluem a criação de uma política de segurança coesa (36%) e a monitorização da implementação de medidas de segurança (33%).

O relatório também indica que 23% das empresas geo-distribuídas na Europa enfrentam problemas de rede entre uma e três vezes por mês, enquanto 13% relatam ter esses problemas semanalmente. As restantes empresas mencionam enfrentar essas dificuldades algumas vezes ao longo do ano (25%) ou apenas duas vezes por ano (11%).

Em relação ao tempo necessário para restaurar a rede após uma falha ou interrupção, a maioria das empresas europeias (75%) relata que normalmente leva entre uma e cinco horas para se recuperar. Apenas 17% afirmam que conseguem retomar a atividade normal em menos de uma hora, enquanto 6% indicam que precisam de um dia de trabalho completo para resolver problemas de rede e segurança.

Esses períodos de inatividade podem resultar em prejuízos financeiros e de reputação significativos, com custos que podem chegar a milhares de dólares por minuto e até mais por hora.

Maxim Kaminsky, Diretor de Desenvolvimento de Negócios (Secure Access Service Edge) na Kaspersky, ressalta a importância de as empresas protegerem suas operações para garantir a continuidade dos negócios. Destaca ainda que problemas de rede podem levar a atrasos, diminuição dos níveis de produção, perdas financeiras e riscos à reputação.

“Quando uma rede falha, a comunicação e os processos empresariais são interrompidos e os colaboradores perdem o acesso a informações cruciais, o que pode implicar uma queda na produtividade e até mesmo a perda da confiança por parte dos clientes. Por conseguinte, as empresas devem proteger as suas operações para garantir a continuidade do negócio. Compreendendo as causas potenciais de problemas de rede e implementando medidas estratégicas atempadas, as empresas podem combater estes desafios e salvaguardar todos os processos,” sustenta Maxim Kaminsky,

Ler artigo completo