Microsoft e OpenAI preparam supercomputador avançado que pode começar a trabalhar já em 2028

5 meses atrás 119

A Microsoft e a OpenAI estarão a trabalhar em conjunto num ambicioso projeto, com um valor estimado em 100 mil milhões de dólares, que prevê o desenvolvimento de um supercomputador. O novo equipamento irá alimentar a próxima geração de sistemas de inteligência artificial da criadora do ChatGPT. 

Segundo avança o The Information, o supercomputador, chamado Stargate, poderá entrar em operação em 2028, fazendo parte da quinta fase do projeto que as tecnológicas pretendem implementar nos Estados Unidos. 

Ao que tudo indica, a Microsoft e a OpenAI estarão já na terceira fase do projeto. A quarta etapa envolverá o lançamento de outro supercomputador, com capacidades menos avançadas do que as do Stargate, em 2026. 

O Stargate poderá ser um dos maiores e mais avançados supercomputadores do mundo e espera-se que desempenhe um papel de relevo no desenvolvimento dos próximos modelos GPT da OpenAI. 

O seu desenvolvimento estará, no entanto, dependente da capacidade de a empresa liderada por Sam Altman lançar o GPT-5, algo que pode suceder já no início de 2025. 

Outro dos factores de “peso” é a aquisição de chips de IA que sejam capazes de dar resposta às necessidades do projeto. Os planos da Microsoft e OpenAI prevêem a utilização de chips de diferentes fornecedores. 

Recorde-se que, ainda em novembro do ano passado, a Microsoft anunciou que estava a desenvolver os seus próprios chips de IA, que serão usados no treino de modelos de linguagem de grande escala (LLM, na sigla em inglês) e para alimentar centros de dados Azure. 

As empresas ainda não confirmaram publicamente os seus planos, mas, em declarações à Reuters, um porta-voz da Microsoft realçou que a tecnológica está permanentemente a trabalhar em inovação em infraestrutura que permita continuar a expandir as capacidades da IA. 

Ler artigo completo