Ministério da Educação: mais de 8500 professores transitam para os 5.º e 7.º escalões da carreira

10 meses atrás 103

Tutela salienta que 2023 é o ano em que um maior número de docentes transitam de escalão, quer do 4.º para o 5.º, quer do 6.º para o 7.º escalões.

Foi publicada esta sexta-feira, 22 de dezembro, a lista definitiva dos docentes que progridem para os 5.º e 7.º escalões.

O Ministério da Educação adianta em comunicado que o acelerador das carreiras permite a progressão com dispensa de vaga ou efeitos de quotas para 8561 professores, salientando que 2023 é o ano que regista o maior número de progressões: 4941 para o 5.º e 3620 para o 7.º.

“Transitaram todos os professores que, por avaliação de mérito, estão dispensadas da existência de vaga”, afirma a tutela liderada por João Costa, acrescentando que “o acelerador das carreiras permitiu que todos os docentes abrangidos pelos períodos de congelamento progredissem através da criação de vagas adicionais.

A medida permite a isenção de vaga para progressão e a recuperação do tempo em espera para todos aqueles professores, continuando a sua aplicação “a produzir efeitos também nos anos seguintes, duplicando o número de professores que progrediriam em condições normais”.

Assim, e de acordo com os dados, em 2023, o mecanismo de aceleração de progressão na carreira permitiu a 92,37% docentes obterem vaga para acesso ao 5.º escalão e 96,87% dos docentes obtiveram vaga para acesso ao 7.º escalão.

Ler artigo completo